• EN
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > "A importância dos Alumni para as instituições do ensino superior" por Professora Doutora Sofia Gomes

"A importância dos Alumni para as instituições do ensino superior" por Professora Doutora Sofia Gomes

Artigo de Opinião publicado no semanário Vida Económica

Alumni é a designação dada aos antigos alunos de uma faculdade ou universidade. Ser Alumni é viver sempre com um sentido de pertença a uma origem onde fomos felizes, criamos amizades e nos formamos. Ser Alumni é ter uma ligação eterna a uma das mais poderosas redes de networking e de influenciadores. Ser Alumni é transportar com orgulho os valores da nossa universidade; é ter no ADN uma marca única e muito particular.
Mas qual a importância dos Alumni para as instituições de Ensino Superior?
Essa é uma questão crítica que muitas instituições de Ensino Superior estão a colocar, à medida que percebem o papel significativo que os seus graduados podem ter na concretização dos seus objetivos estratégicos. Os Alumni, por sua vez, estão também a tornar-se importantes stakeholders, devido ao seu contínuo investimento no sucesso da universidade, esperando que o valor da sua formação se mantenha muito tempo após a sua saída. O desafio das universidades é desenvolver um plano de ligação efetivo que corresponda às prioridades estratégicas da universidade e aos interesses e necessidades dos seus Alumni.
É importante que as universidades desenvolvam estratégias efetivas de ligação aos seus atuais e antigos alunos, motivando e apoiando-os, reforçando a sua importância para o desenvolvimento das universidades. Os Alumni procuram ter acesso a uma rede contactos que ofereça oportunidades de negócio e a possibilidade de expansão e progressão profissional, o desenvolvimento de talento e de novas oportunidades profissionais.
Um dos maiores desafios para as universidades em reativar o contacto com os Alumni, passa, exatamente, por conseguir manter o contacto atual. É normal, que as pessoas mudem de número de telemóvel, de e-mail e de morada. Contudo, graças ao mundo digital e às redes sociais, esta tarefa esta hoje mais facilitada.

As instituições do ensino superior utilizam várias estratégias para reativar e/ou manter ativo um grupo de Alumni nomeadamente conhecer os interesses e necessidades dos antigos alunos para se poder efetuar uma oferta customizada, indo de encontro aos interesses de cada grupo, criar um website focado nos interesses e necessidades dos Alumni, organizar encontros, criar grupos nas redes sociais no sentido de promover a interação e a partilha de experiências, apostar na criação de um grupo de embaixadores Alumni.
Sem dúvida que os Alumni são um poderoso legado e um capital humano imensurável capaz de elevar o prestígio das instituições de ensino superior. São os verdadeiros embaixadores das universidades, exercendo papeis de mecenas, mentores de alunos e/ou de ideias de negócios, participando em inúmeras atividades que ajudam a criar valor para as Universidades e para si próprios. Mantenha-se sempre ligado, seja um Alumni ativo. As instituições de ensino superior precisam dos seus Alumni.