"A importância dos Alumni para as instituições do ensino superior" por Professora Doutora Sofia Gomes
Artigo de Opinião publicado no semanário Vida Económica
Alumni é a designação dada aos antigos alunos de uma faculdade ou universidade. Ser Alumni é viver sempre com um sentido de pertença a uma origem onde fomos felizes, criamos amizades e nos formamos. Ser Alumni é ter uma ligação eterna a uma das mais poderosas redes de networking e de influenciadores. Ser Alumni é transportar com orgulho os valores da nossa universidade; é ter no ADN uma marca única e muito particular.
Mas qual a importância dos Alumni para as instituições de Ensino Superior?
Essa é uma questão crítica que muitas instituições de Ensino Superior estão a colocar, à medida que percebem o papel significativo que os seus graduados podem ter na concretização dos seus objetivos estratégicos. Os Alumni, por sua vez, estão também a tornar-se importantes stakeholders, devido ao seu contínuo investimento no sucesso da universidade, esperando que o valor da sua formação se mantenha muito tempo após a sua saída. O desafio das universidades é desenvolver um plano de ligação efetivo que corresponda às prioridades estratégicas da universidade e aos interesses e necessidades dos seus Alumni.
É importante que as universidades desenvolvam estratégias efetivas de ligação aos seus atuais e antigos alunos, motivando e apoiando-os, reforçando a sua importância para o desenvolvimento das universidades. Os Alumni procuram ter acesso a uma rede contactos que ofereça oportunidades de negócio e a possibilidade de expansão e progressão profissional, o desenvolvimento de talento e de novas oportunidades profissionais.
Um dos maiores desafios para as universidades em reativar o contacto com os Alumni, passa, exatamente, por conseguir manter o contacto atual. É normal, que as pessoas mudem de número de telemóvel, de e-mail e de morada. Contudo, graças ao mundo digital e às redes sociais, esta tarefa esta hoje mais facilitada.
As instituições do ensino superior utilizam várias estratégias para reativar e/ou manter ativo um grupo de Alumni nomeadamente conhecer os interesses e necessidades dos antigos alunos para se poder efetuar uma oferta customizada, indo de encontro aos interesses de cada grupo, criar um website focado nos interesses e necessidades dos Alumni, organizar encontros, criar grupos nas redes sociais no sentido de promover a interação e a partilha de experiências, apostar na criação de um grupo de embaixadores Alumni.
Sem dúvida que os Alumni são um poderoso legado e um capital humano imensurável capaz de elevar o prestígio das instituições de ensino superior. São os verdadeiros embaixadores das universidades, exercendo papeis de mecenas, mentores de alunos e/ou de ideias de negócios, participando em inúmeras atividades que ajudam a criar valor para as Universidades e para si próprios. Mantenha-se sempre ligado, seja um Alumni ativo. As instituições de ensino superior precisam dos seus Alumni.