• EN
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > A importância do Travel Buddy para o desenvolvimento dos produtos e destinos turísticos

A importância do Travel Buddy para o desenvolvimento dos produtos e destinos turísticos

Artigo de Opinião publicado no semanário Vida Económica

Os gestores dos Destinos Turísticos trabalham intensamente para conquistar mais turistas e visitantes e, como consequência, que se implantem e desenvolvam novos atores no setor do turismo, quer seja no alojamento, na restauração, na animação, nas artes, na cultura, nos eventos, enfim em tudo o que possa contribuir para o enriquecimento da experiência turística. 
As agências de viagens dominantemente detinham uma força extraordinária na captação de turistas e na comercialização de produtos turísticos, sobretudo assentes em viagens e estadas em destinos amplamente organizados e que se apresentam disponíveis para proporcionar ao turista o contacto com outra arquitectura, com outra organização do espaço, com outra vivência  cultural, etc. Um trabalho relevante e muito profissionalizado, com quadros crescentemente especializados nas diferentes tipologias de turismo e que aconselham e prescrevem destinos e produtos turísticos aos seus clientes.
A digitalização da economia, as redes sociais, as plataformas especializadas tÊm reforçado o interesse no turismo e expandiram a oferta a um ritmo verdadeiramente exponencial. Mais destinos, mais opções de lazer, mais cultura, mais diversão e tudo agarrada a novos conceitos e experiências sem fim para a felicidade dos turistas.
É, pois, neste contexto de um volume infindável da informação, de produtos destinados a segmentos de mercado cada vez mais atomizados, exigentes e que requerem um estudo e preparação mais especializados por parte dos agentes de turismo, que surgem os Travel Buddies.
Os Travel Buddies constituem assim um novo perfil profissional em toda a malha de profissões ligadas ao turismo. O Travel Buddy corresponde a um profissional do turismo que estuda, conhece, aconselha, organiza, prescreve e acompanha grupos de turistas nas suas viagens e experiências turísticas.
Os destinos turísticos que já utilizam um vasto conjunto de estratégias, nas quais a internet surge como uma fortíssima ferramenta de promoção, com um recurso às redes sociais e às dinâmicas mais agressivas do marketing, têm agora mais um elemento muito relevante a considerar. Os Travel Buddies, que são profissionais profundamente conhecedores do espaço e do ambiente turístico, dos seus atributos e das suas experiências marcantes em cada destino. Conhecem os grupos de visitantes que orientam e sabem como os orientar pelo território, no contacto com os atores e os elementos mais ajustáveis em cada momento, face ao interesse e diálogo mantido com o grupo, o que se enquadra melhor, se a visita a um museu ou ao invés um passeio por uma rua comercial ou a visita a uma pastelaria requintada, ou até o pôr-do-sol na serra da Cabreira em Vieira do Minho.
No turismo, as agências de viagens que, em Portugal, estão em fases de crescimento  terão de competir com o novo conceito do Travel Buddy, elemento fundamental no desenvolvimento dos produtos e destinos turísticos do futuro. Efectivamente os Travel Buddies terão um impacto na seleção e montagem dos programas de viagens dos futuros turistas, interessados cada vez mais em desfrutar de uma singular e gratificante experiência turística.
Os Travel Buddies serão assim profissionais que importa preparar e dispor no quadro do desenvolvimento de Destinos e Produtos turísticos. Compete aos gestores e promotores de Destinos Turísticos preparar a capacitar aqueles profissionais de meios que favoreçam um excelente usufruto da melhor experiência turística de quem nos visita.
O turismo é um setor que depende de todos quantos nele participam e usufruem e nele saibam construir uma economia da felicidade. Bem haja aos destinos que estão na linha da frente e estão já a preparar os seus Travel Buddies.