• EN
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Profissionais do digital entre os mais procurados no mercado, por Professor Bruno Miguel Vieira

Profissionais do digital entre os mais procurados no mercado, por Professor Bruno Miguel Vieira

Artigo de Opinião publicado no semanário Vida Económica

Ao realizar uma simples pesquisa na internet utilizando os termos "profissionais mais procurados", obtemos com alguma facilidade artigos publicados em websites de diversos jornais online ou outros veículos de comunicação, contendo pequenas listagens onde se expõem de forma ordenada as tendências do mercado em termos de procura de profissionais. Frequentemente encontramos nestas listas, profissões relacionadas com o mercado digital. Numa listagem publicada no início do ano de 2019 no website Universia Portugal, elaborada com base no Guia do Mercado Laboral da Hays, que expõe "as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2019" por área, podemos identificar por exemplo, na área de Marketing e Vendas, e-commerce manager/specialist e Digital Marketing Manager, na área de Retalho e Grande Distribuição, Responsável de e-commerce e Digital Marketing Manager e na área de Turismo e Lazer, Digital Marketing Manager. Ao cruzarmos esta informação com o "Top 10 das intenções de recrutamento por região" da mesma publicação, conseguimos perceber que o mercado é bastante favorável para os profissionais do digital no país todo, apresentando concretamente, na área do Marketing, 12% no Norte, 10% no Centro e 18% no Sul, na área de Retalho, 8% no Norte e 6% no Centro e na área de Hotelaria e Turismo, 8% no Sul. Não podemos com isto afirmar que estas percentagem serão na totalidade afetas à vertente digital, no entanto, não podemos ignorar que são áreas que têm intenção de recrutar especialistas no digital conforme referido anteriormente. É senso comum que o Marketing Digital a par com o Marketing de conteúdo são, cada vez mais fundamentais para que uma qualquer empresa tenha sucesso. Um artigo recentemente publicado no jornal digital "dinheiro vivo" intitulado "Estes são os seis especialista mais procurados em Portugal" revela que 90% dos processos de compra têm início numa pesquisa online e aponta para o "Head of Digital" como o segundo profissional mais procurado em Portugal, referindo alguns dos pré-requisitos necessários para desempenharem esta função, nomeadamente: apresentar um percurso profissional de pelo menos 10 anos em Marketing Digital; ter conhecimentos de e-commerce e publicidade online, domínio das ferramentas Google (Adwords, Analytics, etc.), conhecimentos de SEO e Email Marketing; experiência comprovada em media digitais e research, capacidade de gestão de equipa e gestão da relação com clientes, aliadas a inteligência empresarial. Este artigo aponta ainda para um aumento salarial para todas as posições ligadas ao Marketing Digital, nomeadamente para a função Head of Digital. Esta previsão é sustentada nos seguintes factos: a crescente importância e impacto do Marketing Digital nas empresas; a especificidade de competências e experiência que são cada vez mais exigidas; e o facto dos profissionais serem cada vez mais especializados, fruto do crescimento na quantidade e na qualidade das ofertas formativas especializadas nas diversas vertentes do Marketing Digital.