VALORES
O ISAG cumpre a sua missão institucional tendo como referência o seguinte conjunto de valores nucleares:
1. Diversidade e Globalidade: O ISAG acredita na diversidade e na globalidade, defendendo que um ambiente de ensino e de produção de conhecimento livre de preconceitos e de qualquer tipo de discriminação, em que há lugar para diferentes opiniões, estilos de ensino e aprendizagem, contribui para alavancar o potencial das pessoas;
2. Inovação: Só pela inovação é possível desenvolver soluções para os problemas. O ISAG acredita que é fundamental proporcionar um ambiente que desenvolva, nos estudantes e nos docentes, a capacidade de criar e inovar no processo de ensino, de aprendizagem e de investigação;
3. Espírito Empreendedor: A capacidade empreendedora, de fazer e de fazer acontecer, é indispensável para gerar mudança e impulsionar as organizações e a sociedade para patamares superiores. Associada à capacidade empreendedora está a capacidade de liderança, de gerar energia mobilizadora para a concretização de ideias, projetos e objetivos;
4. Rigor e Relevância: O ISAG está comprometido com o rigor e a relevância, pelo que, tudo o que fizer, tem de ser bem feito e com impacto real e visível nos estudantes, organizações e sociedade. Esta convicção é transmitida aos estudantes através da atitude dos docentes e restantes colaboradores da Instituição;
5. Ética e Responsabilidade: Qualquer organização cria impacto social através das suas ações, devendo pautar-se, no pensamento e na ação, por princípios éticos irrepreensíveis. Preparar os futuros profissionais para tomarem decisões refletidas e transparentes, assentes em práticas socialmente corretas, é basilar e transversal a toda a formação do ISAG.
a) Princípio da orientação estratégica, visando a satisfação de necessidades reais de ensino e formação profissional, procurando adoptar uma dinâmica global aberta e orientada por uma gestão estratégica e visando a melhor satisfação possível dos seus estudantes;
b) Princípio da excelência qualitativa, na organização de todos os cursos e actividades;
c) Princípio da articulação sequencial, tendo em vista possibilitar uma progressão e valorização crescente dos diplomados, através de cursos adequados e vocacionados para uma formação contínua;
d) Princípio da dinâmica curricular, visando a actualização e adaptação sempre que necessário, dos planos de estudo, às mutações sociais, económicas e empresariais;
e) Princípio da formação contínua, que se traduza na oferta inovadora de soluções de formação para os diplomados e outros interessados, por sua iniciativa própria, ou em apoio a iniciativas de outras entidades ou instituições, ou ainda como satisfação de solicitações de formação à medida;
f) Princípio da perspectiva internacional, com ênfase no espaço europeu, possibilitando um quadro de estudos e de referência alargado e adaptado à dinâmica do Processo de Bolonha, ao fenómeno da internacionalização e da globalização económica e dos mercados.
2. Na realização dos processos de ensino e de aprendizagem, o ISAG respeita, igualmente, as seguintes orientações:
a) Não se envolver em áreas de ensino e formação sem que previamente disponha das devidas condições nos planos técnico -científico e pedagógico, e esteja em vista a sua contribuição para responder a uma necessidade social que seja economicamente viável;
b) Contar, em todos os postos de trabalho, com a colaboração de pessoas de alto nível de competência e de criatividade, que deverão melhorar a sua competência e potencial através da formação permanente, para a qual o ISAG contribuirá na medida do possível;
c) Estimular a formação cultural e o desenvolvimento do espírito inovador, da curiosidade científica, do pensamento reflexivo e da análise crítica em toda a comunidade escolar, visando o exercício de actividades profissionais com sucesso num contexto económico e empresarial altamente competitivo;
d) Procurar incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica aplicada, visando o envolvimento e desenvolvimento dos estudantes;
e) Promover a divulgação de conhecimentos científicos, culturais e técnicos, através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
f) Proporcionar uma formação que desenvolva as capacidades de decisão, de trabalho em equipa, de execução de tarefas de forma autónoma, que permita um exercício profissional competente e tecnicamente exigente;
g) Incutir nos diplomados um elevado sentido de modernidade, de ação criativa, e incentivar um permanente esforço de pesquisa e de atualização contínua no exercício das suas atividades profissionais;
h) Equilíbrio na constituição de um corpo docente, procurando que, a par de docentes de carreira académica, coexistam outros docentes que (também) se distingam por serem especialistas de reconhecida experiência e competência profissional;
i) Articulação do ensino do ISAG, na medida do possível, com o ensino universitário e politécnico ministrado noutros estabelecimentos de ensino, públicos e privados, nacionais e internacionais, através do reconhecimento mútuo do valor da formação e das competências adquiridas, e de equiparações com base na análise dos respectivos planos de estudo;
j) Utilizar modernas tecnologias de informação e de comunicação, assim como recorrer a modernos instrumentos pedagógicos para estar em consonância com a evolução da sociedade de informação;
3. Os seus cursos e outras iniciativas devem ter como principal preocupação contribuir para o desenvolvimento, em cada estudante, das seguintes competências, comportamentos e atitudes:
a) Ter espírito empreendedor, intuição, consciência colectiva e respeito pelo valor da solidariedade;
b) Saber lidar com o desconhecido, ter espírito de iniciativa, tomar decisões e utilizar racionalmente os recursos existentes para resolver novos problemas;
c) Saber trabalhar individualmente e como membro de uma equipa, com formação e experiência diferentes;
d) Ser capaz de prever, organizar e realizar o seu trabalho de forma autónoma e de o controlar por si;
e) Ter capacidade de executar um trabalho de projecto envolvendo a concepção, a planificação e a resolução de problemas;
f) Ter uma boa compreensão da tecnologia e das oportunidades que estas podem proporcionar.
1. Sem prejuízo da livre iniciativa individual, o ISAG deve privilegiar o desenvolvimento de actividades de investigação aplicada, envolvendo docentes e investigadores do ISAG, numa estreita ligação com o tecido económico, visando a execução de programas e projectos específicos, permanentes ou temporários, de natureza específica ou interdisciplinar, nos termos constantes em regulamento a aprovar pelo Conselho Técnico -Científico e, preferencialmente, em parceria com outras entidades devidamente acreditadas e avaliadas nas respectivas áreas de investigação.
2. Sempre que tal se revele adequado, o ISAG poderá envolver a participação de investigadores de outras instituições ou diferentes instituições de ensino superior e de investigação.