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PROJETO CIENTÍFICO, CULTURAL E PEDAGÓGICO

VISÃO

Pretende -se que o ISAG seja identificado como uma instituição de ensino superior politécnico privada de alto nível, dedicada à criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, devidamente reconhecida como uma das mais prestigiadas, qualificadas e inovadoras do país e do contexto europeu, e com uma forte relação de confiança com a comunidade escolar, empresarial e outras organizações.

VALORES

O ISAG cumpre a sua missão institucional tendo como referência o seguinte conjunto de valores nucleares:

1. Respeito da pessoa como indivíduo: respeito pela dignidade e expeCtativas de cada estudante e colaborador da instituição, ajudando-os a partilhar o sucesso do ISAG para o qual tenham contribuído, e reconhecendo as realizações individuais e promovendo o seu sentimento de orgulho. São reconhecidos a todas as pessoas que integram a comunidade do ISAG os seguintes direitos: direito de ser útil, de participar, de entender, de ser responsável, de apelar, de assumir compromissos e a uma relação de respeito;

2. Serviço à comunidade escolar: a primeira responsabilidade do ISAG é para com os alunos, docentes, colaboradores e todos os que utilizam os seus serviços. Procurar-se-á proporcionar o melhor serviço de ensino/aprendizagem possível, sendo que o papel dos resultados financeiros obtidos é, nomeadamente, o de financiar o desenvolvimento do estabelecimento de ensino e de fornecer os recursos necessários à realização dos seus objetivos;

3. Proximidade aos estudantes e docentes: o ensino/aprendizagem eficaz pressupõe um clima de atenções, pelo que o estabelecimento de ensino deverá ser encarado como um espaço que oferece aos seus estudantes um sentido de pertença, de ser reconhecido e respeitado, e o docente deve ser estimado e valorizado. Ser atencioso será, assim, um objectivo social a respeitar;

4. A importância atribuída aos detalhes na execução será uma convicção, no processo de prestar serviços de qualidade excelente aos estudantes;

5. Valorização da criatividade e da inovação, individual e institucional;

6. Valorização dos comportamentos e atitudes que assentem nos valores da responsabilidade, do sentido de serviço, da solidariedade, do respeito mútuo, do trabalho em equipa, da flexibilidade e da eticidade.

PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS, CULTURAIS E PEDAGÓGICOS 

1. Na prossecução dos seus objectivos, o ISAG respeita os seguintes princípios de natureza científica:

a) Princípio da orientação estratégica, visando a satisfação de necessidades reais de ensino e formação profissional, procurando adoptar uma dinâmica global aberta e orientada por uma gestão estratégica e visando a melhor satisfação possível dos seus estudantes;

b) Princípio da excelência qualitativa, na organização de todos os cursos e actividades;

c) Princípio da articulação sequencial, tendo em vista possibilitar uma progressão e valorização crescente dos diplomados, através de cursos adequados e vocacionados para uma formação contínua;

d) Princípio da dinâmica curricular, visando a actualização e adaptação sempre que necessário, dos planos de estudo, às mutações sociais, económicas e empresariais;

e) Princípio da formação contínua, que se traduza na oferta inovadora de soluções de formação para os diplomados e outros interessados, por sua iniciativa própria, ou em apoio a iniciativas de outras entidades ou instituições, ou ainda como satisfação de solicitações de formação à medida;

f) Princípio da perspectiva internacional, com ênfase no espaço europeu, possibilitando um quadro de estudos e de referência alargado e adaptado à dinâmica do Processo de Bolonha, ao fenómeno da internacionalização e da globalização económica e dos mercados.

2. Na realização dos processos de ensino e de aprendizagem, o ISAG respeita, igualmente, as seguintes orientações:

a) Não se envolver em áreas de ensino e formação sem que previamente disponha das devidas condições nos planos técnico -científico e pedagógico, e esteja em vista a sua contribuição para responder a uma necessidade social que seja economicamente viável;

b) Contar, em todos os postos de trabalho, com a colaboração de pessoas de alto nível de competência e de criatividade, que deverão melhorar a sua competência e potencial através da formação permanente, para a qual o ISAG contribuirá na medida do possível;

c) Estimular a formação cultural e o desenvolvimento do espírito inovador, da curiosidade científica, do pensamento reflexivo e da análise crítica em toda a comunidade escolar, visando o exercício de actividades profissionais com sucesso num contexto económico e empresarial altamente competitivo;

d) Procurar incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica aplicada, visando o envolvimento e desenvolvimento dos estudantes;

e) Promover a divulgação de conhecimentos científicos, culturais e técnicos, através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

f) Proporcionar uma formação que desenvolva as capacidades de decisão, de trabalho em equipa, de execução de tarefas de forma autónoma, que permita um exercício profissional competente e tecnicamente exigente;

g) Incutir nos diplomados um elevado sentido de modernidade, de ação criativa, e incentivar um permanente esforço de pesquisa e de atualização contínua no exercício das suas atividades profissionais; 

h) Equilíbrio na constituição de um corpo docente, procurando que, a par de docentes de carreira académica, coexistam outros docentes que (também) se distingam por serem especialistas de reconhecida experiência e competência profissional;

i) Articulação do ensino do ISAG, na medida do possível, com o ensino universitário e politécnico ministrado noutros estabelecimentos de ensino, públicos e privados, nacionais e internacionais, através do reconhecimento mútuo do valor da formação e das competências adquiridas, e de equiparações com base na análise dos respectivos planos de estudo;

j) Utilizar modernas tecnologias de informação e de comunicação, assim como recorrer a modernos instrumentos pedagógicos para estar em consonância com a evolução da sociedade de informação;

3. Os seus cursos e outras iniciativas devem ter como principal preocupação contribuir para o desenvolvimento, em cada estudante, das seguintes competências, comportamentos e atitudes:

a) Ter espírito empreendedor, intuição, consciência colectiva e respeito pelo valor da solidariedade;

b) Saber lidar com o desconhecido, ter espírito de iniciativa, tomar decisões e utilizar racionalmente os recursos existentes para resolver novos problemas;

c) Saber trabalhar individualmente e como membro de uma equipa, com formação e experiência diferentes;

d) Ser capaz de prever, organizar e realizar o seu trabalho de forma autónoma e de o controlar por si;

e) Ter capacidade de executar um trabalho de projecto envolvendo a concepção, a planificação e a resolução de problemas;

f) Ter uma boa compreensão da tecnologia e das oportunidades que estas podem proporcionar.

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 

1. Sem prejuízo da livre iniciativa individual, o ISAG deve privilegiar o desenvolvimento de actividades de investigação aplicada através de um Núcleo de Investigação envolvendo docentes e investigadores do ISAG, numa estreita ligação com o tecido económico, visando a execução de programas e projectos específicos, permanentes ou temporários, de natureza específica ou interdisciplinar, nos termos constantes em regulamento a aprovar pelo Conselho Técnico -Científico e, preferencialmente, em parceria com outras entidades devidamente acreditadas e avaliadas nas respectivas áreas de investigação.

2. Sempre que tal se revele adequado, o Núcleo de Investigação poderá envolver a participação de investigadores de outras instituições ou diferentes instituições de ensino superior e de investigação.