Código: | GCI219 | Sigla: | EST |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGC | Aviso n.º 13083/2018_Novo Plano | 2º | 30 ECTS | 800 |
Docência - Horas
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Estágio:
A unidade curricular Estagio visa complementar a formação realizada no decorrer do CTSP, através da integração do estudante no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações propiciadoras de contactos reais com o mundo do trabalho, mediante celebração de protocolos.
Relatório Profissional:
Excecionalmente, nas situações em que os alunos estejam a exercer atividades profissionais, existindo um exercício comprovado de funções compatíveis com a formação académica, relevantes para os objetivos das unidades curriculares e suscetíveis de assegurar a integração do aluno na vida ativa, a experiência laboral detida na organização indicada poderá ser considerada como estágio, devendo o estudante apresentar um relatório profissional, nos termos previstos no regulamento geral.
Estágio:
De caráter eminentemente prático, em ambiente empresarial ou institucional, o estagiário desenvolverá uma atividade profissional delimitada pelo conteúdo funcional inerente às saídas profissionais do CTSP sob a dependência de um Orientador - um superior hierárquico profissionalmente enquadrado naquele nível profissional, e acompanhado por um docente do ISAG que promoverá a respetiva avaliação com o Orientador da Empresa/Instituição. Finalizado o Estágio, o estudante/estagiário elaborará um relatório síntese do trabalho desenvolvido.
Relatório Profissional:
O estudante deverá desenvolver um relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante nomeado pelo ISAG. Recorrer-se-á a sessões tutoriais onde se apresentarão e discutirão os trabalhos efetuados e a evolução do relatório final.
O relatório Profissional será apresentado publicamente e defendido pelo aluno.
O estágio apresenta uma componente de aprendizagem fundamentalmente prática, consubstanciada na inserção do aluno em contexto de trabalho, pretendendo-se que os alunos sejam capazes de aplicar os conhecimentos obtidos nas unidades curriculares lecionadas à sua prática profissional.
Inserção dos alunos em contexto de trabalho
Avaliação distribuída sem exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
1. Ao estudante que não proceder à entrega do relatório profissional, assim como faltar ou reprovar na sua defesa nas datas definidas pela Comissão de Estágios, salvo motivo de força maior, ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.
2. Será nomeado um docente que orientará o estudante no desenvolvimento do relatório profissional, definindo os critérios científicos e metodológicos a aplicar;
3. Será constituído um júri composto por dois docentes, do qual fará parte, obrigatoriamente, o docente orientador e que apreciará e avaliará o trabalho e a sua defesa.
A metodologia de ensino visa potenciar a aprendizagem na vertente prática. Procura-se essencialmente expor o aluno ao contexto laboral da sua área de referência.