Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular Serão ensinados princípios científicos de gestão de projetos industriais necessárias para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização transformadora. A gestão de projetos industriais numa empresa transformadora utilizará os seus recursos de produção e serviço para garantir a sustentabilidade da estratégia geral da empresa. Num processo transformador importa considerar no domínio da gestão industrial a utilização de ferramentas de Planejamento e Controle das Operações associados à cadeia de suprimentos, ao sistema de informação e logística, considerando os princípios básicos da Manufatura LEAN e as ferramentas mais adequadas ao Layout da Fábrica, garantem um melhor entendimento dos sistemas e serviços transformadores utilizados pelas organizações. será ministrado o conhecimento mais atual sobre a gestão de projetos industriais bem-sucedido das organizações industriais e de serviços.
Objetivos de aprendizagem e resultados esperados - Proporcionar conhecimentos de Gestão de Projetos Industriais que permitam a identificação de técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização; - Reforçar o domínio científico e técnico do planeamento a curto e médio prazo; - Desenvolver competências cognitivas em LEAN Thinking, gestão da cadeia de abastecimento e gestão de serviços;
- Formar os alunos para racionalizar a utilização dos recursos organizacionais.
Habilidades para desenvolver - Projetar sistemas de gestão de projetos industriais em processos de produção integrados - Diagnosticar e resolver problemas de gestão de projetos industriais - Identificar as restrições de um sistema de produção - Implementar correções em termos de gestão de projetos industriais
- Aplicar conhecimento na otimização de sistemas de produção existentes
Programa
1. Enquadramento da Gestão de Projetos (GP) 1.1 Definições, características e importância da GP 1.2 Papel do gestor de projetos 1.3 Organização e ciclo de vida da GP 1.4 Áreas de conhecimento e processos da GP 2. Iniciação do projeto 2.1 Finalidade, objetivos e atividades 2.2 O Termo de Abertura ou Project Charter 2.3 Identificação dos interessados 2.4 Técnicas de análise 3. Planeamento de projetos 3.1 O âmbito do projeto: PBS e WBS 3.2 Identificação do caminho critico (Metodos CPM e PERT) 3.3 Gestão de recursos: estimativas e gráfico de Gantt 3.4 Planeamento da Qualidade, RH/Comunicação e da Gestão do Risco 4. Execução de projetos 4.1 Gestão da execução do projeto 4.2 Gestão dos interessados e da comunicação 4.3 Metodologias de melhoria contínua 4.4 Técnicas de gestão ágil/lean 5. Monitorização, controlo e encerramento 5.1 Monitorização e controlo do projeto 5.2 Controlo de custos (EVM) e qualidade 5.3 Redefinição de tempos, custos e recursos 5.4 Análise de compromissos (tradeoff) 5.5 Encerramento das atividades 5.6 Análise dos resultados do projeto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A UC está estruturada em 5 temas integrados e fundamentais na Gestão de Projetos Industriais das empresas transformadoras. ações, começando pela identificação das componentes da Gestão de processos industriais e sua ligação à estratégia de negócio. Considera os instrumentos de estruturação e garantia para o planeamento e controle da produção, utilizando as mais recentes metodologias de manufatura lean. São trabalhados métodos de layout organizacional, com vista à implementação de sistemas de qualidade. É feito um estudo especial da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) e seus componentes como estrutura central da Cadeia de Valor das organizações e empresas, sem descurar as questões de tratamento dos sistemas de informação e avaliação da gestão de projetos industriais.
Bibliografia Principal
Duncan, W. (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge, Project Management Institute. ISBN: 9781628256642
Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos ¿ Melhores Técnicas e Praticas, 8a Edição. FCA Editora. ISBN:9789727228881
Bibliografia Complementar
Taylor, P. (2015). The Lazy Project Manager: How to be Twice as Productive and Still Leave the Office Early, Infinite Ideas Limited, Oxford. ISBN: 978-1-908984-55-5
Silva, T. & Melhado, S. (2014). Gestão de Projetos Industriais, 2ª edição. Editora. ISBN-10:8572664319
Métodos de Ensino
Serão utilizadas aulas teórico-práticas onde serão apresentados e discutidos conceitos, metodologias e técnicas de gestão de projetos industriais considerando o planeamento, a gestão da cadeia de abastecimento, a avaliação do desempenho das operações e implementação do sistema de informação de gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados através da resolução de problemas e análise de casos. A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Gestão de Projetos Industriais em contexto de sala de aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para tanto, serão utilizados softwares específicos disponíveis no mercado e exposições teóricas utilizando data show. Será também incentivada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de gestão a empresa.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Trabalho prático
Projectos
32
Estudo autónomo
Estudo
80
Avaliação
Teste/Exame
3
Total:
160
Avaliação Contínua
Teste escrito I: 30% Teste escrito II: 30% Trabalho de grupo: 40% Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)
Nos termos do Regulamento Geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame Final: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo docente que define as estratégias e técnicas a utilizar, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo docente que determina a utilização da informação, orienta a escolha dos recursos a utilizar, todos os tópicos serão enviados previamente aos alunos através do sistema SIGARRA. Serão utilizados métodos de ensino colectivo e de ensino em grupo, em que serão adoptadas a Exposição e Exposição Mista das disciplinas com apresentação de casos práticos para debate e discussão nas aulas.