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Gestão da Qualidade

Código: GI210    Sigla: GQ

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Enquadramento na organização/empresa

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPGI Plano de Estudos_22 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

GI1

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade Curricular de Gestão da Qualidade pretende transmitir aos estudantes, conceitos de gestão da qualidade e qualidade total, as principais abordagens e modelos de gestão da qualidade, bem como o conhecimento de instrumentos e ferramentas para medir e avaliar a qualidade nas organizações.

Objetivos de aprendizagem e resultados esperados
1. Esta Unidade Curricular visa fornecer aos estudantes conhecimentos em termos de gestão da qualidade, os seus principais conceitos, aspetos e ferramentas associadas.
2. Pretende-se também que os alunos sejam capazes de planear, controlar e garantir a qualidade dos processos e consequentemente dos produtos, através de métodos e ferramentas de qualidade.
3. O aluno adquirirá conhecimentos abrangentes de Matemática e Estatística aplicada à Gestão Industrial, bem como conhecimentos profundos relacionados com o desenvolvimento, implementação e gestão de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Competências a desenvolver
1. Aplicar metodologias de controlo de produção
2. Promover a cultura e as actividades de Saúde e Segurança Ocupacional
3. Promover as fases de implementação dos sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
4. Analisar, organizar, avaliar e monitorizar a produção
5. Aplicar normas de gestão de qualidade aos produtos e serviços da organização
6. Demonstrar capacidade de cumprir prazos, horários e procedimentos pré-definidos
7. Demonstrar pensamento crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações
8. Demonstrar capacidade de promover a mudança e a inovação
9. Demonstrar capacidade de decisão
10. Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho

Programa

1. Introdução aos fundamentos, conceitos e evolução da Gestão da Qualidade
2. Os 7 instrumentos básicos de qualidade
3. Pensamento estatístico
4. Controlo estatístico e capacidade de processo
5. Lean Manufacturing
6. Metodologia Six-Sigma
7. Sistema Português da Qualidade
7.1. Normalização, acreditação e qualificação
8. Introdução às Normas ISO 9000
9. Sistemas de gestão integrada: qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa de estudos é consistente com os objetivos da unidade curricular. O 1.º e 2.º objetivos refletem-se nos pontos 1 a 3 e 5 a 9 do Programa. O 3.º objetivo reflete-se no ponto 4 do Programa da UC.

Bibliografia Principal

Santos, G.; Sistemas Integrados de Gestão -Qualidade, Ambiente e Segurança, 3.ª Edição , Publindústria , 2018. ISBN: 978-989-723-273-2
Pinto, A. & Soares, I.; Sistemas de Gestão da Qualidade - Guia para a sua implementação, 2.ª Edição, Edições Sílabo , 2018. ISBN: 978-972-618-891-9
Pinto, J. P.; Pensamento LEAN, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-3032-7
Pinto, A.; ISO 9001:2015 - Guia Prático, Lidel, 2017. ISBN: 978-989-752-269-7

Bibliografia Complementar

Evans, J.R., Lindsay, W.M. ;Managing for Quality and Performance Excellence (10th ed), South-Western, 2016
Pires, A.R. , 2016, ;Gestão da Qualidade ¿ Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria, Serviços, Administração Pública e Educação. 2ª ed. , Sílabo.
Rosa, M.J., Sá, P.M., & Sarrico, C.S., 2014, (Org.). Qualidade em Ação. Lisboa: Edições Sílabo.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas para exposição dos temas utilizando powerpoint e vídeos.
Aulas teórico-práticas para a resolução de problemas utilizando estudos de caso e aplicação de ferramentas de qualidade. Os problemas são resolvidos individualmente ou por grupos de alunos, promovendo assim a discussão sobre as diferentes abordagens que podem ser seguidas para resolver os problemas propostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  30
Estudo autónomo  Estudo  82
  Total: 160

Avaliação Contínua

Prova escrita I: 30%
Prova escrita II: 30%
Trabalhos individuais e em grupo: 40% (2 trabalhos individuais: 10% + 10%; 1 trabalho de grupo: 20%)
Submissão através da plataforma de e-learning (Base de Dados de Turim)

Em conformidade com o Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos alunos nas aulas será sujeita a inscrição e, se o número de faltas por aluno exceder 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferida para a avaliação final do período normal;
b) Nas provas escritas e nos elementos de avaliação definidos, é necessário obter uma nota mínima de 7,5;
c) Se o aluno reprovar ou obter uma classificação inferior a 7,5 nas provas ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Se o aluno reprovar ou obtiver uma classificação inferior a 7,5 na segunda prova escrita (realizada na mesma data da prova final escrita do período normal), poderá solicitar a inscrição para avaliação no momento do recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) devem ser apresentados na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias ensinadas e aos objetivos da unidade curricular. O espírito de reflexão e descoberta é encorajado nos estudantes como forma de se obterem verdadeiramente qualificações, tanto em termos da assimilação dos conhecimentos teóricos como em termos da capacidade de resolver problemas em situações práticas, num contexto real. Desta forma, os objetivos definidos serão alcançados, tanto em termos de compreensão dos conceitos como em termos da capacidade de os aplicar na prática.