Código: | GMD207 | Sigla: | EI |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 1º | 6 ECTS | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
1. Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
2. Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
3. Conceber modelos de negócio;
4. Saber construir um plano de negócios.
Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
2. Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
3. Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
4. Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
I. O EMPREENDEDORISMO
1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo
2. Tipos de Empreendedorismo
3. Empreendedorismo em Portugal
4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora
5. O Empreendedorismo como função Estratégica
II. Tendências, Empreendedorismo e Inovação.
Atividade digital: Tendências: o que é ?
1. Tendências
2. Conceito e Realidades da Inovação
3. Inovação nos Serviços
4. Inovação em Portugal
5. Inovação em Serviços
6. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
7. O contexto de mudança: o papel da inovação
8. A inovação como função estratégica
III. A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO
1. A natureza e importância do empreendedorismo.
2. Estratégias e oportunidades de novas entradas.
3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial"
4. O processo empreendedor.
5. O empreendedor individual.
IV. CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS
1. Criatividade e ideia do novo negócio
2. Técnicas de geração de Ideias
3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto.
4. O processo criativo nos negócios empreendedores. Actividade
5. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa.
V. O PLANO DE NEGÓCIOS GENÉRICO NO EMPREENDEDORISMO
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Requisitos de informação para o plano de negócios
4. Componentes críticas do Plano de Negócios
- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos I e II;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos I e II;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo III;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo IV.
Katja Tschimmel;The Creativity Virus, Edição Mindshake, 2019. ISBN: 9789892094090 |
Manuel Alberto Ramos Maçães;Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional - Vol III, Actual Editora, 2018. ISBN: 9789896942205 |
Drucker, Peter F.;INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP, 1998. ISBN: ISBN: 0-434-90407-4 |
Soumodip Sarkar;Empreendedorismo e Inovação, 2014. ISBN: ISBN: 9789725924068 |
Emerson, Melinda;Startup em 12 Meses Construa o seu negócio passo a passo, Self PT, 2020. ISBN: 9789898781796 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho Grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 32 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 80 | |
Total: | 160 |
- Prova Escrita I: 35%
- Prova Escrita II: 35%
- Trabalho de Grupo (Business Plan) submetido através da plataforma E-Learning: 30%
Nos termos do Regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
- Prova escrita individual (100%)
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.