Código: | GT206 | Sigla: | CPET |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGT | Aviso n.º 4757/2023 | 1º | 5 ECTS | 37,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Docência - Horas
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Resumo Descritivo da Unidade Curricular
A unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos no âmbito da criação de produtos e experiências turísticas, a partir do desenvolvimento de competências no domínio da criatividade e inovação, num momento em que os novos turistas procuram cada vez mais produtos e experiências autênticas. Assim, serão estudados o turismo criativo e de experiências em particular, recorrendo a casos de estudo, para além de um convite a atividades práticas de criatividade aplicada ao turismo.
Objetivos e resultados esperados na aprendizagem
1. Conhecer a evolução do conceito de criatividade
2. Conhecer o fundamento da economia criativa e de experiências
3. Reconhecer a importância das indústrias culturais, criativas no turismo e criatividade nas organizações
4. Conhecer e aplicar técnicas de desenvolvimento da criatividade
5. Conhecer abordagens criativas no turismo e o potencial e interesse do turismo criativo e da economia de experiências
6. Conhecer e aplicar o processo de criação de produtos e experiências turísticas
7. Analisar e discutir exemplos práticos
Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais no domínio da criação de produtos e experiências turísticas
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo
1. Criação e criatividade
1.1. Evolução e definição
1.2. Economia criativa
1.3. Indústrias culturais e criativas
1.4. Criatividade nas organizações
1.5. Técnicas de criatividade
2. Criatividade e turismo
2.1. Abordagens criativas no turismo (dimensão urbana e rural)
2.2. Novo turista e turismo criativo
3. Produtos e experiências turísticas
3.1. Recursos e produtos
3.2. Levantamento turístico
3.3. Economia das experiências
3.4. Experiências significativas e cocriação
3.5. Marketing experiencial
3.6. Produção criativa
3.7. Casos de estudo
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivos 1, 2 e 4, explorando os conceitos e temáticas da criação e criatividade.
- O tema 2 vai ao encontro dos objetivos 3, que pretende promover o reconhecimento da importância da criatividade no turismo.
- O tema 3 dá resposta aos objetivos 5,6, e 7, que se dedica a explorar os produtos e experiências turísticas.
Rachão,S.; Breda,Z., Fernandes,C. & Joukes,V.;Food-and-wine experiences towards co-creation in tourism, Tourism Review, 2020. ISBN: https://doi.org/10.1108/TR-01-2019-0026 |
Richard,G. , Wisansing,J.J., Paschinger,E. &Team,D.;Creating creative tourism toolkit, (J.J.Wisansing (ed.)). DASTA, 2018 |
Rachão,S.;The reengineering of tourism products: A case study of creative tourism in Viana deu Castelo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2012 |
UNWTO, & ETC;Handbook on tourism product development, UNWTO, & ETC, 2011. ISBN: https://doi.org/10.18111/9789284413959 |
Santos, M.M, Ferreira,A.M. & Costa,C.;Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores, Revista Turismo & Desenvolvimento,21/22,315-330, 2014 |
Sun Tung,V. & Ritchie, J.;Exploring the essence of memorable tourism experiences, Annals of tourism research, 38 (4), 2011 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Estudo autónomo | Estudo | 67,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Projeto | Projectos | 26 | |
Total: | 134 |
2 Testes escritos 2 x 30%
1 trabalho individual e-learning 40%
Prova escrita indivídual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.