• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > IFG208
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bases de Dados e Business Analytics

Código: IFG208    Sigla: BDBA

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPIG Plano Estudos_22 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

IG1

Teórico-Práticas: 25,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Este unidade curricular tem por objetivo facultar aos alunos as competências técnicas necessárias para a conceção de bases de dados nas organizações assim como relevar os conhecimentos relativos aos novos desafios da transformação digital (Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Machine Learning).

Objetivos e resultados da aprendizagem
1. Conhecer a importância dos sistemas de informação nas organizações.
2. Compreender os modelos de análise estruturada de sistemas de informação.
3. Analisar a construção de modelos E-R.
4. Identificar e estruturar o processo de normalização.
5. Identificar e compreender o modelo relacional nas PME.
6. Utilizar a linguagem SQL.
7. Estudo de um sistema de gestão de base de dados.
8. Conceber e Implementar uma base de dados ajustada a uma PE.
9. Adquirir conhecimentos abrangentes relativos aos novos desafios da transformação digital (Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Competências a desenvolver
1. Avaliar a viabilidade dos métodos e dos processos do ponto de vista da sua eficácia, custo e adequação;
2. Produzir e apresentar relatórios técnicos de trabalho;
3. Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica.
4. Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional.

Programa

1. Introdução aos sistemas de informação
- A informação nas organizações
- Os sistemas de informação nas organizações
- As tecnologias e desafios da transformação digital nas organizações
- A gestão da informação
2. Sistemas de gestão de bases de dados (SGBD)
- Bases de dados
- Conceito e principais funções de um SGBD
- Estrutura de um SGBD
- Linguagens específicas para bases de dados
3. Modelação de dados
- A importância da modelação de dados
- A evolução dos modelos de dados
- Graus de abstração dos dados
4. O modelo relacional
- Terminologia básica
- Atributos chave
- Regras de integridade
- Operadores de Álgebra Relacional
5. O modelo entidade-relacionamento (E-R)
- Entidades
- Atributos
- Relacionamentos
- Graus de relacionamento
- Diagrama E-R
6. Dependências funcionais e normalização
- A importância da normalização
- Dependências funcionais
- O processo de normalização
7. A linguagem SQL (Structured Query Language)
- Introdução
- Estrutura básica
- Linguagem de definição de dados (Data Definition Language ¿ DDL)
- Linguagem de manipulação de dados (Data Manipulation Language ¿ DML)
8. Tabelas
- Criação e manipulação de tabelas
- Conceitos de chave primária e estrangeira
- Definição de relações entre tabelas
- Propriedades de campos
9. Formulários
- Modos de criação de formulários
- Tipos de formulários
- Criação e manipulação
- Propriedades
- Sub-formulários
10. Consultas
- Criação de uma consulta
- Definição de critérios em consultas
- Consultas de seleção
- Consultas de referência cruzada
- Consultas de ação
11. Relatórios
- Processo de elaboração de um relatório
- Relatórios automáticos e assistentes
- Criação e manipulação
- Relatórios com sub-formulários ou sub-relatórios
12. Macros
- Introdução às macros
- Criação de macros
- Definição de acontecimentos
- Macros associadas a alterações em controlos ou a acontecimentos
- Ativar macros com botões de comando em formulários
- Conceção de aplicações através de macros e formulários"

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 1;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 2;
- O objetivo 3, 4 e 5 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 3,4, 5 e 6;
- O objetivo 6 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 7.
- O objetivo 7,8 e 9 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 8,9,10,11 e 12.

Bibliografia Principal

Ramakrishnan, Raghu; Gehrke, Johannes;Database Management Systems (3rd Edition), Publisher McGraw-Hill Education ¿ Europe, 2020. ISBN: 13 9780071231510
Belo, Orlando;Bases de Dados Relacionais - Implementação com MySQL, FCA ¿ Editora Informática, 2021. ISBN: 9789727229215

Bibliografia Complementar

Silberschatz, A.; Korth,Henry F.; Sudarshan, S.;Database Systems Concepts (7th Edition) , McGraw-Hill Education, 2019. ISBN: 1260084507
Damas, Luís;SQL ¿ Structured Query Language (14.ª Edição Atualizada) , FCA - Editora Informática, 2017. ISBN: 978 972 722 829-4
Magalhães, Alberto; SQL Server 2014 - Curso Completo, FCA ¿ Editora Informática, 2014. ISBN: 9789727228119
Ramos, Pedro Nogueira;Desenhar Bases de Dados com UML (2ª Edição), Edições Sílabo, 2008. ISBN: 978-972-618-474-4
Desenho e Implementação de Bases de Dados com Microsoft Access XP, Edições Centro Atlântico. ISBN: 9789728426545

Métodos de Ensino

Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Recurso a métodos de experimentação, que incluem atividades de aplicação dos conteúdos lecionados e a realização de trabalhos práticos, sob tutoria do docente.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  32
Estudo autónomo  Estudo  80
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste escrito I: 30%
Teste escrito II: 30%
Trabalho prático de grupo: 40%
Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.