Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular Estrutra de Funcionamento de um Sistema Informático tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimento dos discentes ao nível da arquitetura de um sistema informático, representação de dados em sistemas de computação, tecnologias de armazenamento e de entrada/saída, sistemas operativos e sua arquitetura.
Objetivos e resultados da aprendizagem 1. Transmitir conhecimentos aos alunos sobre o funcionamento dos sistemas informáticos modernos, incluindo conceitos sobre fundamentos de computadores, representação de dados, funcionamento interno de sistemas operativos, sistemas de ficheiros e bases de dados, redes de computadores, protocolos de comunicação e Internet e programação de aplicações distribuídas. 2. No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de compreender a estrutura e funcionamento geral de sistemas informáticos e ter capacidades para desenvolver, de forma autónoma, aplicações locais e distribuídas. 3. Os estudantes irão adquirir conhecimentos especializados dos sistemas informáticos e o seu papel na gestão e operacionalização de processos.
Competências a desenvolver 1. Identificar e analisar os sistemas de informação e os seus componentes, numa organização; 2. Identificar e analisar os processos existentes numa organização e planear a sua integração com os sistemas de informação; 3. Identificar, caracterizar e elaborar as aplicações informáticas necessárias às diferentes áreas funcionais da organização; 4. Identificar e analisar os principais protocolos de rede, incluindo as tipologias lógicas e físicas de uma rede de computadores. 5. Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica. 6. Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. 7. Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho. 8. Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Programa
1. Introdução aos conceitos gerais sobre sistemas informáticos
2. Sistemas operativos, linguagens, compiladores. 3. Conceitos base sobre redes de computadores e Internet. 4. Sistemas de Numeração. 5. Representação digital de texto, imagens e áudio. 6. Visão geral sobre algoritmos e programação. 7. Introdução aos Sistemas Operativos. 8. Conceitos fundamentais de um sistema operativo: gestão de processos, gestão de memória, sistemas de ficheiros e I/O. 9. Sistemas de informação e armazenamento de dados. 10. Introdução às redes de dados e ao protocolo IP. 11. Protocolos TCP e UDP. 12. Comunicação distribuída entre processos. 13. O modelo Cliente/Servidor. 14. Programação em Sockets TCP e UDP. 15. Programação com Invocação de Métodos Remotos. 16. O protocolo HTTP. 17. Aplicações distribuídas para a Internet. 18. Conceitos básicos sobre segurança em aplicações distribuídas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer a estrutura e o funcionamento dos sistemas informáticos. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais que darão resposta ao Objetivo 1 e introduzirão o Objetivo 2, passando para a sua aplicação prática utilizando softwares específicos completando o Objetivo 2 e dando resposta ao Objetivo 3.
Bibliografia Principal
José Gouveia e Alberto Magalhães;Hardware - Tecnologias e Soluções, FCA - Editora de Informática, 2019. ISBN: 9789727228928
Henriques, T.;Gestão de Sistemas De Informação - Pessoas, Equipas e Mudança Organizacional , FCA Editora de Informática, 2019. ISBN: 9789727229031
Bibliografia Complementar
José Delgado e Carlos Ribeiro;Arquitetura de Computadores (5ª Edição) , FCA - Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-789-1
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Avaliação Individual
Teste/Exame
3
Estudo autónomo individual
Estudo
74
Total:
107
Avaliação Contínua
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final. Um trabalho de grupo com uma ponderação de 40% da nota final (duas submissões e-learning).
Nos termos do Regulamento Geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame Final: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.