Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade Curricular de Sistemas Operativos (SO) pretende dotar os alunos de competências necessárias para o domínio dos sistemas operativos, as suas funcionalidades gerais e as suas potencialidades.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem 1. Dar a conhecer aos estudantes o funcionamento dos SO modernos e ao mesmo tempo dotar os estudantes das devidas capacidades para desenvolverem aplicações de sistema que façam uso direto do interface de programação do sistema operativo e que explorem as capacidades de concorrência e multi-programa. 2. A Unidade Curricular (UC) pretende promover a aquisição de competências em análise e síntese, resolução de problemas, aplicação prática de conhecimentos teóricos, aprendizagem autónoma, comunicação oral e escrita, raciocínio crítico e capacidade de decisão. 3. No final da UC, espera-se que os estudantes tenham adquirido conhecimentos especializados de técnicas de representação de sistemas de informação.
Competências a desenvolver 1. Identificar e analisar os sistemas de informação e os seus componentes, numa organização; 2. Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional. 3. Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Programa
1. Funções de um Sistema Operativo
2. Sistemas de Ficheiros 3. Entrada/Saída e escalonamento de disco 4. Gestão de Processos 5. Escalonamento de processos 6. Gestão de memória 6.1 Memória virtual 6.2 Memory-Mapped Files 7. Multi-threading 8. Programação Concorrente 8.1 Programação em C em Linux; Comandos Linux; Funções de Sistema Linux 8.2 Programação Multi-processo e multi-threaded 8.3 Comunicação entre processos 8.3.1 Sinais; Pipes; Named Pipes; Select; Memória partilhada; Filas de Mensagens 8.4 Sincronização 8.4.1 Exclusão mútua (mutexes), Semáforos,Variáveis de condição 8.4.2 Deadlocks e Race Conditions 9. Segurança 10. Virtualização
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer o funcionamento geral de um SO moderno e assim estar preparados planear e executar a sua implementação e gestão de uma forma eficaz e eficiente. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos gerais de SO que darão resposta ao objetivo 1. Posteriormente abordar-se-á a estrutura e funcionamento geral de um SO, bem como todas as suas características e funcionalidades gerais que darão resposta aos Objetivos 2 e 3.
Bibliografia Principal
Telmo Henriques;Gestão de Sistemas de Informação, FCA, 2019. ISBN: 978-972-722-903-1
Bettany, A.; Warren, A.;Instalação e Configuração do Windows 10, Bookman, 2018. ISBN: 9788582604823
Bibliografia Complementar
José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga e Rodrigo Rodrigues;Sistemas Operativos (2ª edição), 2012. ISBN: 9789727227563
Abraham Silberschatz, Peter Baer Galvin and Greg Gagne ;Operating System Concepts (7th Edition), John Wiley & Sons , 2005. ISBN: 0471694665
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Avaliação Individual
Teste/Exame
3
Trabalho prático
Projectos
20
Estudo autónomo
Estudo
54
Total:
107
Avaliação Contínua
Teste escrito I: 30%
Teste escrito II: 30% Trabalho de grupo: 40% Sumissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)
Nos termos do Regulamento Geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame Final: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.