Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular A unidade curricular de Macroeconomia pretende dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.
Objetivos e resultados esperados de aprendizagem Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos.
Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto; 2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico; 3. Medir e descrever o funcionamento global da economia, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos; 4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos; 5. Compreender os determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.
Competências a desenvolver No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para: 1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia; 2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico; 3. Adotar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas; 4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado previsto; 5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adotadas a nível nacional ou mundial.
Programa
1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceitos e objetivos macroeconómicos 1.2 Principais problemáticas macroeconómicas 1.3 A evolução do pensamento económico
2 A MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA 2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais 2.2 A Inflação 2.3 O Desemprego 2.4 A Balança de Pagamentos
3 A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA 3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS 3.2 O mercado monetário e a curva LM 3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM 3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
4 A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA 4.1 O mercado cambial 4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
5 A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO 5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips 5.2 O crescimento económico 5.3 Ciclos económicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que: O capítulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da macroeconomia; O capítulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores. Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos. O capítulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.
Bibliografia Principal
Mankiw, N. Gregory;Macroeconomics, Macmillan Learning, 2022. ISBN: 9781319263904 (11th Edition)
Greenlaw, Steven A. & Shapiro, D.;Principles of Macroeconomics, OPENSTAX/Rice University, 2022. ISBN: 978-1-951693-64-0 (Available free at https://openstax.org/details/books/principles-macroeconomics-3e)
Bibliografia Complementar
The CORE Team;The Economy, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (Available free at https://www.core-econ.org/project/core-the-economy/)
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação.
Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Outras
Participação Presencial
15
Trabalho de grupo
Projectos
20
Avaliação
Teste/Exame
3
Estudo autónomo
Estudo
77
Total:
160
Avaliação Contínua
- 2 testes escritos individuais: 40%+40%
- 1 trabalho de grupo: 20%
Os trabalhos individuais deverão ser submetidos através da plataforma de E-Learning de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a base de dados Turnitin.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de pesquisa, síntese e de comunicação escrita e oral de análise crítica sobre os principais temas macroeconómicos. Serão apresentadas e analisadas com os alunos, em contexto de sala de aula, as principais bases de dados Macroeconómicas, nacionais e internacionais, e interpretados os principais indicadores macroeconómicos.
Será encorajada a apresentação de temas da atualidade económica e política e sua discussão. A capacidade de compreensão e análise crítica das temáticas lecionadas será também validada através da realização de trabalhos escritos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos. Com foco na utilização de metodologias distintas que incluem a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.