Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Sendo a estratégia uma das preocupações centrais dos executivos das empresas, esta unidade curricular visa dotar os estudantes de capacidade para analisar e formular estratégias, assim como elaborar, implementar e controlar a execução de planos estratégicos, visando equilibrar a abordagem teórica com o estudo de casos práticos, nacionais e internacionais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem Esta unidade curricular tem como principais objetivos: 1. Conceituar a estratégia empresarial, analisar as caraterísticas das decisões estratégicas e descrever o processo de gestão estratégica; 2. Fornecer os mais recentes conceitos, modelos e ferramentas para uma análise estratégica eficaz dos contextos externo e interno das empresas e outras organizações; 3. Caraterizar as diferentes tipologias de estratégia a considerar no processo de formulação/formação estratégica; 4. Explicar como se deverá proceder à implementação de estratégias; 5. Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a estrutura, cultura e liderança, assim como dos sistemas de controlo estratégico. 6. Explicar e relacionar os conceitos de ética, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e corporate governance.
Competências a desenvolver No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: 1. Compreender o que é a estratégia, identificar os elementos fundamentais e sua importância nas organizações; 2. Compreender o que é a gestão estratégica, entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir; 3. Saber como se define o rumo de uma organização; 4. Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem; 5. Saber elaborar uma análise SWOT; 6. Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa; 7. Formular objetivos e delinear estratégias de gestão; 8. Conceber um plano estratégico; 9. Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica; 10. Entender a importância do respeito dos princípios da ética e da sustentabilidade empresarial, assim como o papel da responsabilidade social e da corporate governance.
Programa
1. Análise Estratégica.
1.1 Natureza, definições e caraterísticas das decisões estratégicas. 1.2 O processo de gestão estratégica e tipos de planeamento estratégico. 1.3 Benefícios da gestão estratégica. 1.4 Definição do rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos. 1.5 Análise do ambiente externo. 1.6 Análise do ambiente interno e análise SWOT. 2. Formulação da estratégia. 2.1 Estratégias de negócio e funcionais. 2.2 Estratégias corporativas. 2.3 Estratégias de internacionalização e cooperação. 3. Implementação e Controlo da Estratégia. 3.1 A organização como sistema e a cultura organizacional. 3.2 Dificuldades na implementação da estratégia. 3.3 Estrutura organizacional. 3.4 Liderança, cultura e estilos de gestão. 3.5 Avaliação e controlo da estratégia. 3.6 Sistemas de gestão estratégica: o Balanced Scorecard. 3.7 Ética, responsabilidade social, sustentabilidade e corporate governance.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- Os objetivos 1 e 2 serão alcançados com o capítulo 1, o qual visa fornecer o conhecimento e a articulação dos conceitos relevantes relativos à natureza da estratégia e do processo de gestão estratégica, assim como explicar e aplicar as principais ferramentas de gestão envolvidas no processo de análise estratégica (externa e interna); - O objetivo 3 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identifica e explica as diversas tipologias de estratégias a implementar, propostos na literatura académica e profissional de referência; - Os objetivos 5 e 6 serão alcançados através do capítulo 3, que procura mostrar a importância da estrutura organizacional organizacional e dos sistemas de avaliação e controlo estratégico para uma implementação estratégica bem-sucedida.
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos e casos reais, com ênfase em exemplos de empresas portuguesas;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos e práticos dos conteúdos facultados; - Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise crítica de artigos científicos sobre o estado da arte da estratégia empresarial, e resolução de casos e exercícios práticos; - Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos de grupo realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma. Esta metodologia de ensino/aprendizagem tem por base os objetivos e resultados esperados da aprendizagem. Assenta no aprofundamento de conceitos fundamentais e análise de modelos de gestão estratégica, ilustrados através da abordagem de exemplos e casos práticos em contexto de sala. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Trabalho de Grupo
Projectos
12
Estudo Autónomo
Estudo
94
Seminário
Participação Presencial
3
Outras
Participação Presencial
6
Total:
160
Avaliação Contínua
- Realização de duas provas escritas individuais (35% + 35%)
- Realização de um trabalho prático em grupo, com com submissão na plataforma e-learning e defesa (30%)
a) Realização do trabalho prático em grupo (avaliação contínua):
O trabalho em grupo visa a análise crítica da estratégia de uma empresa, e terá como output um conjunto de recomendações de gestão estratégica. A avaliação do trabalho terá por base a elaboração de um relatório escrito entregue em versão impressa, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá na data prevista na programação indicativa das sessões, com a presença obrigatória de todos os elementos de cada grupo.
b) Embora o trabalho de grupo seja abordado em contexto de trabalho em grupo, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho do grupo na pesquisa e realização do trabalho, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.
c) As provas escritas individuais terão a duração de 1h30m cada.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Prova escrita individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O desenvolvimento das aulas decorrerá conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a estratégia empresarial.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar. Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de empresas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise. Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis. Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão estratégica transmitidos. A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC. A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.