Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios.
Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
Programa
I. O Empreendedorismo 1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo 2. Tipos de Empreendedorismo 3. Empreendedorismo em Portugal 4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora 5. O Empreendedorismo como função Estratégica
II. A Inovação 1. Conceito e Realidades da Inovação 2. Inovação nos Serviços 3. Inovação em Portugal 4. Inovação em Serviços de Hotelaria 5. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento 6. O contexto de mudança: o papel da inovação 7. A inovação como função estratégica
III. A Inovação e o Empreendedorismo 1. A natureza e importância do empreendedorismo 2. Estratégias e oportunidades de novas entradas 3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial" 4. O processo empreendedor 5. O empreendedor individual
IV. Criatividade e geração de ideias 1. Criatividade e ideia do novo negócio 2. Técnicas de geração de Ideias 3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto 4. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa
V. O Plano de Negócios genérico no Empreendedorismo 1. O que é o plano de negócios? 2. Integração do modelo e do plano de negócios 3. Requisitos de informação para o plano de negócios 4. Componentes críticas do Plano de Negócios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.
Bibliografia Principal
Katja Tschimmel;The Creativity Virus, Edição Mindshake, 2019. ISBN: 9789892094090
Manuel Alberto Ramos Maçães;Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional - Vol III, Actual Editora, 2018. ISBN: 9789896942205
Bibliografia Complementar
Drucker, Peter F.;INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP, Heinemann, London, 1998. ISBN: ISBN: 0-434-90407-4
Soumodip Sarkar;Empreendedorismo e Inovação, 2014. ISBN: ISBN: 9789725924068
Emerson, Melinda;Startup em 12 meses: construa o seu negócio passo a passo, Self PT, 2020. ISBN: ISBN: 9789898781796
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Seminário
Participação Presencial
3
Estudo autónomo
Estudo
97
Avaliação
Teste/Exame
3
Outras
Participação Presencial
12
Total:
160
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30% -Trabalho de Grupo (Business Plan) submetido através da plataforma E-Learning: 40% (25% Trabalho e 15% Apresentação) -Trabalho Individual de pesquisa no portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning:
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Provas e Trabalhos Especiais
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.