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Comportamento Organizacional

Código: GI211    Sigla: CO

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPGI Plano de Estudos_22 4 ECTS 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

GI1

Teóricas: 29,50

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.

Objetivos e resultados da aprendizagem
1. Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho.
2. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
3. No final do semestre, os estudantes terão adquirido conhecimentos abrangentes ao nível das soft skills (liderança, comunicação, trabalho de equipa, gestão do tempo, apresentação e defesa de projetos)

Competências a desenvolver
1. Dinamizar, acompanhar e liderar equipas de produção
2. Estabelecer a ligação com outros departamentos
3. Demonstrar capacidade de planificação e organização
4. Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, de liderança e de coordenação de projetos
5. Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
6. Demonstrar capacidade de criação de ambientes de trabalho organizados e no mais rigoroso respeito pela disciplina industrial
7. Demonstrar capacidade de comunicação com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo
8. Adaptar-se a diferentes grupos de trabalho e ao trabalho em equipa

Programa

1. Introdução ao comportamento organizacional
2. Organizações e contexto organizacional
3. Comportamento organizacional: disposições e situações
4. Emoções, motivação e satisfação no trabalho
5. Liderança, grupos e comunicação
6. Negociação e tomada de decisões
7. Produtividade, Inovação e Resiliência

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais de comportamento em contexto organizacional.

Bibliografia Principal

Martins, D., & Marques, R.;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019
Shayanipour, Z., Imani, M. & Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence. Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7., 2017

Bibliografia Complementar

Cunha, M. P. et al.;Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, , Editora RH, 2016. ISBN: 978-972-8871-58-1
Neves, Garrido e Simões;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática (3ª ed.), Sílabo, 2015

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  20
Estudo autónomo  Estudo  54
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito I: 35%
Teste escrito II: 35%
Trabalho de grupo: 30%
Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.