Código: | GI211 | Sigla: | CO |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGI | Plano de Estudos_22 | 1º | 4 ECTS | 30 | 107 |
Teóricas: | 29,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados da aprendizagem
1. Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho.
2. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
3. No final do semestre, os estudantes terão adquirido conhecimentos abrangentes ao nível das soft skills (liderança, comunicação, trabalho de equipa, gestão do tempo, apresentação e defesa de projetos)
Competências a desenvolver
1. Dinamizar, acompanhar e liderar equipas de produção
2. Estabelecer a ligação com outros departamentos
3. Demonstrar capacidade de planificação e organização
4. Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, de liderança e de coordenação de projetos
5. Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
6. Demonstrar capacidade de criação de ambientes de trabalho organizados e no mais rigoroso respeito pela disciplina industrial
7. Demonstrar capacidade de comunicação com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo
8. Adaptar-se a diferentes grupos de trabalho e ao trabalho em equipa
1. Introdução ao comportamento organizacional
2. Organizações e contexto organizacional
3. Comportamento organizacional: disposições e situações
4. Emoções, motivação e satisfação no trabalho
5. Liderança, grupos e comunicação
6. Negociação e tomada de decisões
7. Produtividade, Inovação e Resiliência
Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais de comportamento em contexto organizacional.
Martins, D., & Marques, R.;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Shayanipour, Z., Imani, M. & Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence. Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7., 2017 |
Cunha, M. P. et al.;Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, , Editora RH, 2016. ISBN: 978-972-8871-58-1 |
Neves, Garrido e Simões;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática (3ª ed.), Sílabo, 2015 |
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho prático | Projectos | 20 | |
Estudo autónomo | Estudo | 54 | |
Total: | 107 |
Teste escrito I: 35%
Teste escrito II: 35%
Trabalho de grupo: 30%
Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame Final: 100%
As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.