Código: | GT208 | Sigla: | GOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPGT | Aviso n.º 4757/2023 | 1º | 6 ECTS | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A Geografia é fundamental para o estudo do turismo, dado que o Turismo ocorre no território, envolvendo fluxos e atividades entre os diferentes espaços e depende largamente das caraterísticas físicas, sociais das inter-relações que ocorrem entre o território, as atividades e os indivíduos.
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos conheças as principais regiões turísticas mundiais, que conheçam os países do mundo e as suas capitais, que se familiarizem com as principais cidades da Europa e os aspetos turísticos relevantes e ainda que conheçam bem Portugal em termos das principais cidades, das áreas de conservação da natureza, das infraestruturas turísticas e de mobilidade do país e a distribuição dos principais recursos turísticos de Portugal.
Esta unidade curricular considera três conceitos fundamentais: a dimensão espacial, as componentes geográficas do sistema turístico e a interação especial entre estas componentes, que resultam em impactes económicos, ambientais, culturais e sociais. Pretende-se, com esta unidade curricular, enquadrar os alunos no meio físico e humano que os rodeia e que configure o espaço turístico.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Compreender a atividade turística como um fenómeno de interação espacial.
2. Estudar os principais fluxos turísticos mundiais.
3. Conhecer os principais fatores de localização turística e a sua influência na distribuição da atividade.
4. Analisar os principais fluxos turísticos.
5. Caracterizar a atividade turística nas grandes regiões mundiais.
Competências a desenvolver
Capacitar os alunos para o conhecimento geográfico, dos países, das suas capitais e principais cidades mundiais, dos principais destinos turísticos mundiais, assim como conhecer bem a geografia de Portugal e os principais produtos turísticos que o país tem para oferecer.
Dotar os alunos de capacidade de planeamento turístico com base na geográfica e no conhecimento dos recursos turísticos com o conhecimento e os instrumentos metodológicos necessários que lhes permitam estabelecer a ligação entre a geografia, a gestão do território e a área do turismo.
Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na unidade curricular, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
Incentivar a criatividade e a capacidade de iniciativa na elaboração das tarefas propostas, bem como estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões, e sejam recetivos às ideias dos outros.
1.Geografia e Turismo
1.1.Noções de cartografia
1.2.Fluxos turísticos e mobilidade
2.Localização Turística
2.1.Fatores humanos e técnicos
2.2.Fatores naturais
3.O impacto das alterações climáticas na geografia do turismo
4.Fluxos turísticos
4.1.Evolução e perspetivas de desenvolvimento
4.2.Regiões mundiais de turismo
4.2.1.Europa
4.2.2.África
4.2.3.Américas
4.2.4.Ásia
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1 e 2, apresentando o turismo como fenómeno de mobilidade e interação;
- o tema 2 e 3 dão resposta ao objetivo 3, ao apresentar os fatores que influenciam a distribuição de atividade turística e os seus fluxos;
- o tema 4 permite atingir os objetivos 4 e 5, ao analisar os principais fluxos turísticos e estudar os principais destinos turísticos das diferentes regiões mundiais de turismo, bem como as suas previsões de desenvolvimento.
Walters, G. e Mair, J.;Reputation and Image Recovery for the Tourism Industry, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2019 |
Cunha, L., Abrantes, A.;Introdução ao Turismo, Lidel 6ªEdição, 2019 |
Nelson,V.;An introduction of geography of tourism, Rowman & Littlefield Publishers,INC., 2017 |
Hall, C. M. e Pager, S.;The Geography of Tourism & Recreation, Routledge, 2006 |
Mason, P.;Geoghaphy of Tourism, Goodfellow Publishers, 2017 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Estudo autónomo | Estudo | 80 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Projeto | Projectos | 32 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
Exame Final: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.