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Análise e Controlo de Custos

Código: IFG207    Sigla: ACC

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPIG Plano Estudos_22 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

IG1

Teórico-Práticas: 31,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Software

SAGE

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Pretende-se que no final da unidade os alunos adquiram competências que lhes permitam calcular, analisar e controlar custos relacionados com a organização do trabalho e da gestão da produção.

Objetivos e resultados da aprendizagem
1. Esta unidade curricular introduz os alunos no domínio da contabilidade e gestão de custos. Sendo essencial primeiramente conhecer como é produzida a informação financeira e conceitos básicos relacionados, que decorrem da aplicação do Sistema de Normalização Contabilística.
2. Despertar para a necessidade da contabilidade de custos e conferir os conceitos fundamentais que depois são aplicados na análise de custos e no desenvolvimento de sistemas de custeio que permitem apurar o custo unitário dos produtos e demais objetos de custo e, decorrentemente, analisar margens e resultados, e suportar a tomada de decisão
3. Adquirir conhecimentos abrangentes de economia.

Competências a desenvolver
1. Avaliar a viabilidade dos métodos e dos processos do ponto de vista da sua eficácia, custo e adequação;
2. Produzir e apresentar relatórios técnicos de trabalho;
3. Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
4. Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas.
5. Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho.

Programa

1. Contabilidade Financeira versus Contabilidade de Gestão: conceitos e finalidades.
2. Contabilidade de Gestão.
2.1. Contabilidade de Gestão: âmbito e conceitos, critérios de classificação dos custos.
2.2. Demonstrações dos resultados por naturezas e por funções.
2.3. Componentes e apuramento do custo industrial e custo complexivo.
2.4. Análise Custos-Volume-Resultados (CVR).
2.5. Sistemas de custeio (Total, Direto e Racional).
2.6. Sistema de Custeio baseado nas atividades (CBA).
3. Relato financeiro e prestações de contas.
3.1. Relato financeiro intercalar.
3.2. Relato financeiro anual (prestação de contas).
4. Breves noções de análise económica e financeira.  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, em função dos objetivos a alcançar e competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos I e II dão resposta ao objetivo 1, na medida em que é estudado o âmbito e objetivo da Contabilidade de Gestão;
- O capítulo III vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, uma vez que aborda as componentes do custo de produção;
- O capítulo IV está em consonância com o previsto no objetivo 3, sendo explicados conhecimentos económicos e financeiros;
- O capítulo IV contempla o estudo dos sistema de custeio respondendo ao objetivo 3.

Bibliografia Principal

Borges, A., Rodrigues, A., & Rodrigues, R.;Elementos de Contabilidade Geral, SNC - Sistema de Normalização Contabilística (27ª Edição ed.), Áreas Editora, 2021
Rodrigues, J.;Sistema de Normalização Contabilística. SNC explicado (8ª ed.). , Porto Editora, 2021

Bibliografia Complementar

Ferreira, D.; Caldeira, C.; Asseiceiro, J.; Vieira, J.; Vicente, C.;Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados ¿ Casos Práticos, Vol. I e Vol. II, Rei dos Livros, 2016
Franco et al. ;Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Livros Horizonte, 2015
Nabais, C.; Nabais, F. ;Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão , Lidel ¿ Edições Técnicas, 2016
Caiado, A. ;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2020

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar, bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  32
Estudo autónomo  Estudo  80
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste escrito I: 40%
Teste escrito II: 40%
Trabalho de grupo: 20%
Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.