Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular Este unidade curricular tem por objetivo facultar aos alunos as competências técnicas necessárias para a conceção de bases de dados nas organizações assim como relevar os conhecimentos relativos aos novos desafios da transformação digital (Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Machine Learning).
Objetivos e resultados da aprendizagem 1. Conhecer a importância dos sistemas de informação nas organizações. 2. Compreender os modelos de análise estruturada de sistemas de informação. 3. Analisar a construção de modelos E-R. 4. Identificar e estruturar o processo de normalização. 5. Identificar e compreender o modelo relacional nas PME. 6. Utilizar a linguagem SQL. 7. Estudo de um sistema de gestão de base de dados. 8. Conceber e Implementar uma base de dados ajustada a uma PE. 9. Adquirir conhecimentos abrangentes relativos aos novos desafios da transformação digital (Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Machine Learning.
Competências a desenvolver 1. Avaliar a viabilidade dos métodos e dos processos do ponto de vista da sua eficácia, custo e adequação; 2. Produzir e apresentar relatórios técnicos de trabalho; 3. Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica. 4. Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional.
Programa
1. Introdução aos sistemas de informação - A informação nas organizações - Os sistemas de informação nas organizações - As tecnologias e desafios da transformação digital nas organizações - A gestão da informação 2. Sistemas de gestão de bases de dados (SGBD) - Bases de dados - Conceito e principais funções de um SGBD - Estrutura de um SGBD - Linguagens específicas para bases de dados 3. Modelação de dados - A importância da modelação de dados - A evolução dos modelos de dados - Graus de abstração dos dados 4. O modelo relacional - Terminologia básica - Atributos chave - Regras de integridade - Operadores de Álgebra Relacional 5. O modelo entidade-relacionamento (E-R) - Entidades - Atributos - Relacionamentos - Graus de relacionamento - Diagrama E-R 6. Dependências funcionais e normalização - A importância da normalização - Dependências funcionais - O processo de normalização 7. A linguagem SQL (Structured Query Language) - Introdução - Estrutura básica - Linguagem de definição de dados (Data Definition Language ¿ DDL) - Linguagem de manipulação de dados (Data Manipulation Language ¿ DML) 8. Tabelas - Criação e manipulação de tabelas - Conceitos de chave primária e estrangeira - Definição de relações entre tabelas - Propriedades de campos 9. Formulários - Modos de criação de formulários - Tipos de formulários - Criação e manipulação - Propriedades - Sub-formulários 10. Consultas - Criação de uma consulta - Definição de critérios em consultas - Consultas de seleção - Consultas de referência cruzada - Consultas de ação 11. Relatórios - Processo de elaboração de um relatório - Relatórios automáticos e assistentes - Criação e manipulação - Relatórios com sub-formulários ou sub-relatórios 12. Macros - Introdução às macros - Criação de macros - Definição de acontecimentos - Macros associadas a alterações em controlos ou a acontecimentos - Ativar macros com botões de comando em formulários - Conceção de aplicações através de macros e formulários"
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 1;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 2;
- O objetivo 3, 4 e 5 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 3,4, 5 e 6; - O objetivo 6 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 7.
- O objetivo 7,8 e 9 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 8,9,10,11 e 12.
Ramos, Pedro Nogueira;Desenhar Bases de Dados com UML (2ª Edição), Edições Sílabo, 2008. ISBN: 978-972-618-474-4
Desenho e Implementação de Bases de Dados com Microsoft Access XP, Edições Centro Atlântico. ISBN: 9789728426545
Métodos de Ensino
Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Recurso a métodos de experimentação, que incluem atividades de aplicação dos conteúdos lecionados e a realização de trabalhos práticos, sob tutoria do docente.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Avaliação Individual
Teste/Exame
3
Trabalho prático
Projectos
32
Estudo autónomo
Estudo
80
Total:
160
Avaliação Contínua
Teste escrito I: 30% Teste escrito II: 30% Trabalho prático de grupo: 40% Submissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)
Nos termos do Regulamento Geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame Final: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.