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Sistemas Operativos

Código: IFG212    Sigla: SO

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPIG Plano Estudos_22 4 ECTS 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

IG1

Teórico-Práticas: 27,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade Curricular de Sistemas Operativos (SO) pretende dotar os alunos de competências necessárias para o domínio dos sistemas operativos, as suas funcionalidades gerais e as suas potencialidades.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Dar a conhecer aos estudantes o funcionamento dos SO modernos e ao mesmo tempo dotar os estudantes das devidas capacidades para desenvolverem aplicações de sistema que façam uso direto do interface de programação do sistema operativo e que explorem as capacidades de concorrência e multi-programa.
2. A Unidade Curricular (UC) pretende promover a aquisição de competências em análise e síntese, resolução de problemas, aplicação prática de conhecimentos teóricos, aprendizagem autónoma, comunicação oral e escrita, raciocínio crítico e capacidade de decisão.
3. No final da UC, espera-se que os estudantes tenham adquirido conhecimentos especializados de técnicas de representação de sistemas de informação.

Competências a desenvolver
1. Identificar e analisar os sistemas de informação e os seus componentes, numa organização;
2. Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional.
3. Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.

Programa

1. Funções de um Sistema Operativo
2. Sistemas de Ficheiros
3. Entrada/Saída e escalonamento de disco
4. Gestão de Processos
5. Escalonamento de processos
6. Gestão de memória
6.1 Memória virtual
6.2 Memory-Mapped Files
7. Multi-threading
8. Programação Concorrente
8.1 Programação em C em Linux; Comandos Linux; Funções de Sistema Linux
8.2 Programação Multi-processo e multi-threaded
8.3 Comunicação entre processos
8.3.1 Sinais; Pipes; Named Pipes; Select; Memória partilhada; Filas de Mensagens
8.4 Sincronização
8.4.1 Exclusão mútua (mutexes), Semáforos,Variáveis de condição
8.4.2 Deadlocks e Race Conditions
9. Segurança
10. Virtualização

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer o funcionamento geral de um SO moderno e assim estar preparados planear e executar a sua implementação e gestão de uma forma eficaz e eficiente. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos gerais de SO que darão resposta ao objetivo 1. Posteriormente abordar-se-á a estrutura e funcionamento geral de um SO, bem como todas as suas características e funcionalidades gerais que darão resposta aos Objetivos 2 e 3.

Bibliografia Principal

Telmo Henriques;Gestão de Sistemas de Informação, FCA, 2019. ISBN: 978-972-722-903-1
Bettany, A.; Warren, A.;Instalação e Configuração do Windows 10, Bookman, 2018. ISBN: 9788582604823

Bibliografia Complementar

José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga e Rodrigo Rodrigues;Sistemas Operativos (2ª edição), 2012. ISBN: 9789727227563
Abraham Silberschatz, Peter Baer Galvin and Greg Gagne ;Operating System Concepts (7th Edition), John Wiley & Sons , 2005. ISBN: 0471694665

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Projectos  20
Estudo autónomo  Estudo  54
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito I: 30%
Teste escrito II: 30%
Trabalho de grupo: 40%
Sumissão através da plataforma e-learning (Base de Dados Turnitin)

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.