Código: | GMD212 | Sigla: | CE |
Página Web: | https://elearning2021.isag.pt |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CSPGRS | Plano Curricular_Novo Plano | 1º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 21,50 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível das plataformas digitais e do comércio eletrónico, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no mundo atual.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Descrever e identificar o papel das plataformas digitais no meio empresarial;
2. Conceber planos de Web Marketing e Comércio Eletrónico e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar algumas aplicações inerentes ao processo de implementação de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico.
Competências a desenvolver
1. Proceder à elaboração de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir implementar um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e monitorizar a sua implementação recorrendo a algumas aplicações específicas para o efeito.
1. Informação digital
1.1. Importância da informação digital
1.2. Pesquisa e Navegação na Internet
1.3. A evolução da Web (da 1.0 à actual)
1.4. Ferramentas da Web: Técnicas de organização da informação
1.5. Cooperação e Colaboração na Web
1.6. Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma digital
1.7. Comunidades virtuais (blogues, fórum de discussão, plataformas, );
1.8. Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online.
1.9. Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão).
1.10. Sistemas de transferência e gestão de informação
2. E-Commerce: da estratégia à implementação;
2.1. O comércio eletrónico
2.1.1. Fundamentos de comércio eletrónico
2.1.2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico
2.2. Infraestruturas de comércio eletrónico
2.2.1. A internet, a web e as plataformas móveis
2.3. Modelos de negócio no comércio eletrónico
2.3.1. Componentes de um modelo de negócio eletrónico
2.3.2. Modelos B2C e B2B
2.3.3. Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo
2.4. Desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrónico
2.4.1. Análise, Planeamento, Projeto, Implementação, Teste e Manutenção
2.4.2. Análise e otimização da performance de um site
2.5. Marketing e publicidade online
2.5.1. Consumidor online: Audiências e comportamentos
2.5.2. Marketing digital: Estratégias e ferramentas
2.5.3. Tecnologias de marketing digital
2.5.4. Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital
2.6. Marketing social, móvel e local
2.6.1. Marketing Social
2.6.2. Marketing Móvel
2.6.3. Marketing Local
2.7. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico: desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante dominar as plataformas digitais e de suporte ao comércio eletrónico. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios de internet e o saber estar nos meios digitais (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1. Posteriormente abordaremos a implementação de um sistema de comércio eletrónico e todas as suas potencialidades (tópico 2) que darão resposta aos Objetivos 2 e 3.
Tuten, L. Tracy;Principles of Marketing for a Digital Age, Sage Publications, 2020. ISBN: 978-1526423337 |
Laudon, K. and Traver C.;E-Commerce 2021-2022: Business, Technology and Society, Pearson, 2021. ISBN: 978-1-292-34321-1 |
Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440 |
Neto, J.; Afonso, C.; Amaral, I.; Monteiro, D.; Remondes, J.;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 53 | |
Trabalhos | Projectos | 21 | |
Total: | 107 |
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%.
- Prova Escrita II: 30%.
- Trabalho de Grupo: 40%
Nos termos do Regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.