Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo incutir nos estudantes o hábito da monitorização da atividade digital, bem como, transmitir a sua importância na definição e avaliação de estratégias de marketing. Nesta Unidade curricular serão analisadas diferentes ferramentas de marketing digital, como as principais redes sociais, os blogs e microblogs e os motores de busca.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem Os objetivos da unidade curricular são os seguintes: 1. Avaliar e controlar o mercado nas redes sociais; 2. Ter uma visão geral dos meios digitais; 3. Cruzar dados acerca da utilização do marketing digital; 4. Analisar dados da empresa e da concorrência.
Competências a desenvolver Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências: 1. Manusear diferentes ferramentas de monitorização da atividade digital; 1. Analisar os dados relativos à performance digital; 2. Redefinir estratégias de marketing digital com base na análise e avaliação da performance digital.
Programa
1. Ferramentas para Diagnóstico de Marketing Digital
2. Avaliação da Performance Digital 2.1. Objetivos e Métricas 2.2. Planeamento da Monitorização de Marketing Digital 2.3. Ferramentas para monitorização da Performance Digital 3. As Ferramentas de monitorização do marketing digital 3.1. Google Analytics 3.2. Youtube Analytics 3.3. SEO 4. Facebook 4.1. Business Pages 4.2. Facebook Insights 5. Instagram 5.1. Business Pages 5.2. Instagram Analytics 6. LinkedIn 6.1. LinkedIn Pages 6.2. LinkedIn Ads 7. Web Analytics - Análise de Dados 7.1. Procura de Insights 7.2. Integração de Dados 7.3. Elaboração de Relatório
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo 1 será alcançado através dos conteúdos abordados no Ponto 1, 3 e 5;
- O objetivo 2 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 3, 4 e 5; - O objetivo 3 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 2 e 6; - O objetivo 4 será alcançado através dos conteúdos abordados nos Pontos 1,2, 3, 6 e 7.
Bibliografia Principal
REMONDES, JORGE . et al. ;Marketing Digital & E-Commerce: Web Analytics e Métricas para Redes Sociais, Psicosoma, 2020. ISBN: 978-972-8994-83-9
FAUSTINO, PAULO ;Marketing Digital na Prática, Marcador, 2019
Bibliografia Complementar
FARRIS, PAUL;Grandes Métricas do Marketing: Os principais indicadores que todo o gestor deve conhecer, Actual, 2017
ZEFERINO, ANDRÉ;Digital Marketing Analytics- Optimize o valor da sua estratégia digita, Sabedoria Alternativa Edições, 2016. ISBN: 9789899931657
MARQUES, VASCO ;Marketing Digital de A a Z, Digital 360, 2019
MONTEIRO, DAVID ;Comunicação 2.0. Como o poder da Web influência decisões e desafia modelos de negócio, Actual, 2014
Métodos de Ensino
Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Recurso a métodos de experimentação, que incluem atividades de aplicação dos conteúdos lecionados e a realização de trabalhos práticos, sob tutoria do docente.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Trabalhos práticos
Projectos
21
Avaliação individual
Teste/Exame
3
Estudo autónomo individual
Estudo
51
Seminário
Projectos
2
Total:
107
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%. - Prova Escrita II: 30%. - Trabalho de Grupo: 40%
Nos termos do regulamento geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Uma prova escrita com a ponderação de 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.