Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular Através da combinação de conhecimento académico e profissional, as matérias lecionadas sobre Marketing de Serviços e Marketing B2B, apoiadas pela realização de exercícios práticos, permitirão dotar os estudantes de competências e conhecimentos específicos de Marketing de Serviços e Marketing B2B, assim como de gestão das atividades de Marketing em empresas do setor dos serviços e do setor industrial.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1 Desenvolver competências para selecionar e usar as metodologias e os instrumentos adequados à gestão de uma empresa de serviços; 2 Compreender as especificidades da procura de bens industriais e as implicações para a gestão de marketing; 3 Saber compatibilizar a oferta e a procura de serviços; 4 Desenvolver competências para tomar decisões fundamentadas no mercado B2B; 5 Saber gerir uma carteira de relações com os clientes B2B.
Competências a desenvolver Após a aprovação na U.C. os estudantes deverão ser capazes de gerir eficientemente as atividades de marketing de uma empresa de serviços e de uma empresa que atue no mercado B2B.
Programa
1. Introdução ao Marketing de Serviços. 1.1 Conceito de Serviço: distinção entre bens e serviços 1.2 Razões subjacentes ao estudo do Marketing de Serviços 1.3 Natureza dos Serviços: características e desafios 1.4 Categorias de serviços 1.5 Os 7 P do Marketing de Serviços Acompanhamento dos trabalhos: regime tutorial.
2. A experiência e processo de prestação do serviço 2.1 Processos e Experiências 2.2 A gestão da experiência e expectativas 2.3 Fase pré-compra. 2.4 Fase do encontro de serviço. 2.5 Fase pós-encontro.
3. Novos serviços, Gestão da qualidade e Produtividade 3.1 Desenvolvimento de novos serviços. 3.2 Servitização 3.3 O conceito de qualidade 3.4 Gestão da qualidade nos serviços 3.5 A produtividade nos serviços 3.6 Estratégias de qualidade e produtividade nos serviços
4. Estratégias de Marketing para Organizações de Serviços 4.1 O Marketing-Mix dos Serviços 4.2 Segmentação, Targeting e Posicionamento 4.3 A criação de valor nos serviços 4.4 A gestão dos relacionamentos 4.5 A ação comercial na empresa de serviços 4.6 Marketing de Serviços em Contextos Específicos
5. Introdução ao Marketing B2B 5.1 Definição de mercado B2B 5.2 Diferenças entre Marketing B2B e marketing de consumo 6. Gestão de contas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos 1, 2 e 3 vão ao encontro do proposto nos objetivos 1 e 2, que tem como objetivo o desenvolvimento do marketing nos serviços;
- O capítulo 4 permite aceder ao objetivo 3 permitindo compatibilizar a oferta de serviços.
- Os capítulos 5 e 6 dão resposta aos objetivos 4 e 5 na medida em que apresentam os conceitos fundamentais de empresas B2B.
Bibliografia Principal
Alan Zimmerman, Jim Blythe;Business to Business Marketing Management A Global Perspective, Routledge, 2018. ISBN: 9781138680760
Wirtz & Lovelock ;Strategy in the comtemporary World, Oxford, 2018. ISBN: 9780192536891
Bibliografia Complementar
Lovelock, C. and Wirtz, J.;Marketing de Servicios. Personal, Tecnología y Estrategia, Septime Edition, Pearson Educación, México, 2015
Kleinaltenkamp, M., Plinke, W., Wilkinson, I. and Geiger, I. Editors ;Fundamentals of Business-to-Business Marketing Mastering Business Markets, Springer International Publishing, Switzerland, 2015
Mathur, U.C. ;Business to Business Marketing, New Age International (P) Limited, Publishers, 2008
Métodos de Ensino
A estratégia pedagógica centra-se em diversas metodologias de ensino/aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas, expositivas, interrogativas e de resolução de exercícios.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Seminário
Participação Presencial
2
Orientação Tutorial
Participação Presencial
9
Trabalho Grupo
Projectos
40
Avaliação
Teste/Exame
4
Estudo Autónomo
Estudo
22
Total:
107
Avaliação Contínua
- Realização de um trabalho de grupo submetido através da plataforma E-Learning: 40%
- Pesquisa individual com recurso ao portal ABI-INFORM, submetido através da plataforma E- Learning.
- Realização de dois testes escritos: 60% (30% + 30%).
Nos termos do regulamento geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Realização de exame final com duração de duas horas e ponderação de 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Em concordância com o regulamento do ciclo de estudos
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Em concordância com o regulamento do ciclo de estudos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.