• EN
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Eventos > Detalhes do evento

Evento "GEM Portugal 2010 - Estudo sobre empreendedorismo"

Descrição
O projecto Global Entrepreneurship Monitor (GEM - www.gemconsortium.org) é o maior estudo independente de empreendedorismo realizado em todo o mundo. Este projecto tem como principal objectivo analisar a relação entre o nível de empreendedorismo e o nível de crescimento económico, bem como determinar as condições que estimulam e travam as dinâmicas empreendedoras em cada país participante.

Iniciado em 1999, numa iniciativa conjunta do Babson College (EUA) e da London Business School (Reino Unido), a primeira edição deste estudo contou com a participação de 10 países. Em 2005, estas duas entidades transferiram o capital intelectual do GEM para a Global Entrepreneurship Research Association (GERA) - uma organização sem fins lucrativos gerida por representantes das equipas nacionais, das duas instituições fundadoras e de instituições patrocinadoras da iniciativa.

Em 2010, o GEM conta com a participação de 59 países. Portugal integra o grupo de países participantes, que inclui, também, pela primeira vez, a Região Autónoma dos Açores, no âmbito dos estudos regionais de empreendedorismo. O relatório GEM Portugal 2010 foca-se nos resultados obtidos para Portugal Continental.

As participações de Portugal no projecto GEM ocorreram em 2001, 2004 e 2007, tendo causado um impacto directo, ao mais alto nível, na elaboração de políticas de apoio aos empreendedores. Assim, passados três anos desde o último estudo e perante as significativas alterações que ocorreram neste período, a nível internacional e nacional, justificou-se a realização de uma nova avaliação do empreendedorismo em Portugal, que permitiu medir a evolução, desde 2007, de diversos indicadores ligados à actividade empreendedora, bem como aferir o nível, as características e os factores potenciadores do empreendedorismo no País. Esta avaliação do empreendedorismo assumiu-se também como um exercício de benchmarking de carácter internacional, que permitiu comparar o nível de empreendedorismo em Portugal com o de diferentes tipos de economia (com características e níveis de desenvolvimento diferentes) e com o nível da União Europeia (UE).

A SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação coordena o Global Entrepreneurship Monitor em Portugal . A Doutora Sara Medina, Administradora da SPI, aceitou o convite do ISAG para apresentar este importante estudo, integrado no Ciclo de Seminários do NidISAG.

Organização: Linha de Investigação em Empreendedorismo e Liderança Responsável

Data: 14 de Maio de 2012 - 18 h
Data 2012-05-14
Hora 18:00
Local Sala 2.9 - ISAG Visualizar mapa...
Prazo Inscrição 2012-05-14
Gestor do Evento Isabel Rocha
isabel.rocha@isag.pt
Agenda/Programa Transferir