• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > Jorge Lopes

Jorge Lopes

Fotografia de Jorge Manuel Neves Gomes Lopes
Nome: Jorge Manuel Neves Gomes Lopes
Sigla: JL
Estado: Activo
ORCID 0000-0002-2417-0659
CIÊNCIAVITAE BF11-4D09-3BEA

Email: jorge.lopes@isag.pt
Extensão Telefónica: 220303267

Categoria: Professor Adjunto
Área: Marketing

Apresentação Pessoal

Revistas Científicas

Rodrigues, P., Sousa, A., Lopes, J., Pinto Borges, A. (2024). How does brand authenticity affect brand hate-love relationships and buying intention? The moderating role of brand personality, Journal of Brand Strategy, 12(4), 381-403

Ferreira, A., Borges, A. P., Vieira, B., Vieira, E., Rodrigues, P., Lopes, J., Canavarro, A. (2024). Changes in the fashion industry and consumer choices in the Portuguese context: strategic directions. Strategic Management. https://doi.org/10.5937/StraMan2300061F

Pinto Borges, A., Lopes, J.M., Carvalho, C., Vieira, B. M. & Lopes, J. (2021). Education as a key to provide the growth of entrepreneurial intentions. Education + Training, 63(6), 809-832.

Rodrigues, I., Soares, N., Lopes, J. M., Oliveira, J. & Lopes, J. (2021). Gamification as a New Trend in the Co-creation Process. Revista de Administração Mackenzie, 22(4), 1-33.

Lopes, J. M., Oliveira, M., Lopes, J. & Zaman, U. (2021). Networks, Innovation and Knowledge Transfer in the Tourism Industry: an Empirical Study of SMEs in Portugal. Social Sciences, 10(5), 159.

Borges, A., Cunha, C., Lopes, J. (2020) The Main Factors that determine the intention to revisit a music festival. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events. Journal of Policy Research in Tourism Leisure and Events 13(4):1-22. doi:10.1080/19407963.2020.1817051

Vieira, E., Borges, A. & Lopes, J. (2020). The Role of Intangible Factors in the intention of Repeating a Tourist Destination. International Journal of Tourism Policy, 10(4), 327-350

Livros e Capítulos de Livros

Braga, J. L., & Lopes, J. M. (2020). The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas: The Case of Housing Tourism. In D. Kala, & S. Bagri (Eds.), Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism (pp. 207-227). IGI Global. doi: 10.4018/978-1-7998-1302-6.ch012

Lopes, J. (2017). O Marketing Cultural - Os Desafios da Gestão de Marcas Culturais. In J. Remondes (Eds.), Marketing Insights (pp. 127-151). Chiado Editora.

Conferências/Workshops e Proceedings

Borges, A. P., Cunha, C. & Lopes, J. (2021). The influence of the Factors Push and Publl in the Intention to Return to the Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies. Abstract published at Proceedings International Workshop Tourism and Hospitality Management.

Aldeia, S., Monteiro, M., Lopes, J., & Conde, R. (2021). Corporate Social Responsibility and Socially Committed Entrepreneurship: a Contemporary Overview [paper presentation]. European Conference on Innovation and Entrepreneurship.

Rodrigues, I., Soares, N., Ferraria, A., Correia, P., Lopes, J. & Lopes, J. (2020). Co-creation gaming, a plausible tool for the portuguese companies? Abstract published at Proceedings International Conference Applied Business and Management.

Borges, A. P., Cunha, C., & Lopes, J. (2019). The influence of the Factors Push and Pull in the Intention to Return to the Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies. Abstract published at Proceedings International Workshop Tourism and Hospitality Management (pp. 139-141).

Lopes, J., Pereira, L., Silva, O., & Braga, J. (2017). Sustainability and Authenticity as Differentiating Factors in Porto's Off-Peak Tourism. Proceedings Tourism and Hospitality Management (p.12).

Outras Publicações

Lopes, J. (2024). A Avaliação, o Google e o Chat GPT. Vida Económica.
Lopes, J. (2023). O Ensino, o papel e os recursos digitais. Vida Económica.
Lopes, J. (2023). O Regresso às Lojas!. Vida Económica.
Lopes, J. (2022). Ensinar/hoje: uma Abordagem Humanista. Vida Económica.
Lopes, J. (2022). O ensino universitário e as grandes crises globais. Vida Económica.
Lopes, J. (2021). Os Professores no Século XXI: Os Desafios da Sobrevivência. Vida Económica.
Lopes, J. (2020). Os Docentes Perante os Desafios Tecnológicos: Ameaça ou Oportunidade? Vida Económica.
Lopes, J. (2019). O Marketing Cultural, os Eventos e o Turismo. Revista Marketeer.
Lopes; J. (2019). Um Novo Perfil para os Estudantes do Século XXI. Vida Económica.
Lopes, J. (2019). A Oferta Educativa e as Exigências do Mercado. Vida Económica.
Lopes, J. (2019). Os Festivais de Cinema, as Cidades e o Turismo. Vida Económica.
Lopes, J. (2018). O(s) Consumidor(es) de Cultura. Vida Económica.
Lopes, J. (2018). O Financiamento das Indústrias Culturais. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). Os Desafios do Marketing Cultural. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). Os Eventos Culturais como Polos de Atração Turística. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). O Marketing Cultural, o Cinema e a Memória Cinéfila. Vida Económica.

Experiência profissional

- Membro do Conselho Técnico-Científico do ISAG, Coordenador do Curso de Relações Empresariais (2017/2023) e Coordenador do Curso de Gestão de Empresas.
- Docente na Universidade Lusíada Porto, de 2016 a 2017.
- Formador na Associação Empresarial do Baixo-Ave, de 2009 a 2012.
- Docência, Coordenação de Áreas Científicas, Orientação de Projetos, Orador em Eventos Instituto Português de Administração de Marketing (Porto), de 2001 a 2013.
- Docência, Coordenação de Áreas Científicas e Assessoria de Direção no Instituto Português de Administração de Marketing (Lisboa), de 1993 a 2001.