Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular O programa da unidade curricular de "História das Civilizações, Arte e Património" visa fornecer ao discente ferramentas fundamentais para a compreensão do(s) Património(s) e das manifestações artísticas ao longo da História. Visando tais objectivos, o programa começa com uma breve abordagem aos conceitos de Arte, Património, Memória e Identidade Cultural e à legislação internacional e nacional destinada à sua valorização e protecção e classificação, incluindo também os organismos responsáveis pela salvaguarda do Património. Seguidamente o programa aborda os diferentes tipos de Património (arqueológico, arquitectónico, etnográfico e imaterial...) produzidos ao longo do tempo à escala planetária, mas sublinhando de um modo mais destacado aquele que se encontra classificado e preservado no actual território português. Além dos exemplos apresentados e analisados pelo docente, os alunos apresentarão também "casos de estudo" resultantes dos seus trabalhos práticos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem - Entender as Cidades e o seu Património como testemunhos fundamentais de Identidade e Memória do Passado. - Reconhecer a importância da salvaguarda do património cultural. - Compreender a Cidade no seu todo como um produto turístico privilegiado. - Apreender as diferentes classificações de Urbanismo e identificá-las no seu devido contexto. - Enquadrar as Cidades e os seus núcleos históricos no respetivo Tempo e Espaço. - Compreender a Arte e o Património Cultural como um produto turístico privilegiado. - Apreender as diferentes classificações de Património e identificá-las no seu devido contexto. - Reconhecer e enumerar as características específicas do património arqueológico, arquitetónico e etnográfico do território português.
Competências a desenvolver - Reconhecer que a salvaguarda do Património Nacional constitui um factor fundamental de desenvolvimento económico. - Compreender o Turismo como uma potencial actividade promotora e zeladora da integridade física do Património. - Aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto interdisciplinar e em desafios futuros.
Programa
1. Identificação, valorização e proteção do Património 1.1. Definições de Património(s). 1.2. Instituições e legislação portuguesa e internacional 1.3. Classificações. Património da Humanidade, Nacional, Imóvel de Interesse Público, Imóvel de Valor Concelhio 1.4. Os monumentos, sítios e conjuntos. 1.5 . Classificações. A Arte e o Património móvel 2. Arte e Património ao longo da História. 2.1. Património e arte pré-histórica. 2.2 Património e arte proto-histórica. 3. O Turismo e as cidades 3.1. Os diferentes tipos de cidades 3.2. Nomadismo versus sedentarismo. A emergência das cidades. Formas proto-urbanas de povoamento. 3.3. A cidade Antiga 3.3.1. Património e arte romana. 3.4. A cidade medieval 1 3.5. A cidade medieval 2 3.6. A cidade islâmica 3.6.1.Património e arte medieval. 3.7. A cidade do Renascimento 3.7.1. Património e arte renascentista e maneirista. 3.8. A cidade Barroca 3.8.1. Património e arte barroca. 3.9. A cidade Barroca e os Caminhos de Santiago 3.10. A cidade industrial 3.10.1. Património e arte neoclássica e dos revivalismos do século XIX. 3.10.2. Património e arte do século XX.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
As temáticas apresentadas no programa dão resposta aos objetivos acima identificados, permitindo o reconhecimento das cidades e património para a identidade e memória, reconhecer a importância e necessidade de salvaguarda enquanto património e produto turístico.
Bibliografia Principal
Choay, F. ;Alegoria do Património, Edições 70, 2017
González-Varas, I. ;Patrimonio Cultural. Conceptos, debates Y problemas, Catedra, 2015
Bibliografia Complementar
Caeiro, M.;Arte na Cidade, Temas & Debates/ Círculo de Leitores, 2014
Cardoso, J. ;Estudos do património, Universidade Aberta, 2005
Choay, F. ;As questões do Património, Edições 70, 2011
Métodos de Ensino
A transmissão dos conhecimentos será motivada, em sala de aula, com o recurso sistemático a mapas, cronologias e imagens. As aulas terão também uma significativa componente "in situ", decorrendo no interior de monumentos alusivos ao tipo de património abordado. Tal facilitará a promoção da discussão e da análise crítica e uma maior intervenção e reflexão sobre os conteúdos estudados. A participação dos estudantes nas atividades da sala de aula é reforçada pela elaboração de pequenos trabalhos práticos a apresentar à turma sobre temas de estudo previamente definidos e acompanhados pelo docente. Procura-se, desta forma, estimular a troca de experiências e a resolução de dificuldades comuns.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
37,5
Seminário
Participação Presencial
3
Avaliação
Teste/Exame
3
Outras horas
Projectos
5
Estudo autónomo
Estudo
85,5
Total:
134
Avaliação Contínua
Trabalho prático individual (submissão e-learning): 30%.
Testes escritos individuais: 2X 25%
Outro trabalho individual: 20% (Padlet ou E-BOOK)
De acordo com o Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. 2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores. 3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. 4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso. 5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame final: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.