Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo Descritivo da Unidade Curricular Serão ministradas princípios científicos de Controlo Interno de Operações nas Organizações tendo como foco a produção de bens e serviços colocados no mercado. O Controlo Interno de Operações específica de que modo a empresa utilizará as suas
capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da sua estratégia no mercado. O Planeamento e Controlo das Operações associado
à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística,
Garantir uma melhor compreensão do Controlo Interno de Operações em sistemas transformadores e
de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os
conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores
organizações transformadoras e de serviços.
As empresas devem dispor de um sistema de controlo das suas operações internas, quer dos seus ativos para perceber em que condições estão a ser transacionados, ou como estão a ser usados na atividade operacional.
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos acerca dos Key Process Information (KPI's) das suas operações internas incluindo os indicadores económicos e financeiros da empresa.
Objetivos e resultados de aprendizagem
São objetivos desta unidade curricular: - Interpretar o Controlo Interno de Operações de um sistema transformador e produtor de bens e serviços para o mercado
- Identificar as principais variáveis que influenciam o desempenho de uma organização; - Identificar as caraterísticas fundamentais de um processo de transformação; - Identificar as medidas de controlo interno de operações; - Caraterizar as operações de transformação; - Caracterizar os diferentes tipos de ativos de uma empresa; - Perceber a importância dos KPI's na avaliação de uma empresa; - Identificar a necessidade de tomada de decisões em função dos valores dos KPI's.
Competências a desenvolver
Criar e desenvolver competências que permitam compreender e interpretar: - os tipos de operações existentes num sistema produtor; - A determinação dos KPI's essenciais para medir o desempenho de um Sistema Produtor; - as medidas de controlo de um processo transformador; - saber comparar dois ou mais sistemas de transformação a partir dos valores dos seus KPIS's; - identificar os principais ativos fixos detidos pela empresa, o seu estado de uso e necessidades de novos investimentos.
Programa
1. A Importância do Controle de Operações Internas nas Organizações, Natureza e Objetivos 2. O contexto do controle interno de operações em organizações que criam valor de mercado 3. Organizações e Gestão de Operações - - Objetivo das Operações 4. Produtividade e Competitividade - Definições, Medida e tendência de produtividade 5. Planeamento em processos de Criação de Valor - PERT / CPM; MRP; JIT / KANBAN 6. Estratégia de Operações 6.1. Objetivos Estratégicos e Operacionais 7. Dimensões competitivas de operações 8. O ciclo de vida dos produtos 9. Operações devido ao fluxo de material 10. Operações baseadas na política de stocks 11. Planeamento e Controle de Operações - Sistemas ERP 12. Gestão da Cadeia de Abastecimento (SCM) e Avaliação de Desempenho 13. Os KPIs de controle de operações internas 13.1. Produtividade e Eficiência 13.2. Disponibilidade e capacidade 13.3. Nível de serviço e rotação de stocks 13.4. Qualidade e tempo de ciclo 14. Métricas orientadoras e o SCORECARD
15. Controlo operacional de ativos fixos: - Tipos de ativos fixos; - Métodos de depreciação e valor contabilístico;
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância dos sistemas de controlo interno de operações, bem como quais são os seus principais mecanismos. A um nível micro, pretende-se que caracterizem operações de transformação que possibilitam a avaliação de desempenho das empresas e identifiquem a um nível mais macro, que analisem e interpretem a dinâmica das empresas no que se refere ao controlo interno que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.
Bibliografia Principal
Lopes, I. T.;Auditoria Financeira: Do Controlo Interno Ao Controlo Externo Independente, Edições Almedina, 2023
Slack; N. et al;Operation Management, McGraw-Hill, 2018
Bibliografia Complementar
Foundations of the Balanced Scorecard¿, 2012, Harvard Business School PDF FREE BOOK;Foundations of the Balanced Scorecard, Harvard Business School , 2012
Métodos de Ensino
Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias abordadas nas aulas
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
15
Avaliação
Teste/Exame
4
Estudo autónomo
Estudo
34
Total:
53
Avaliação Contínua
- Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 45%) - Trabalho Pratico: 1, submetido través da plataforma E-Learning ( com ponderação de 10%)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito individual: 1 (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de procedimentos e documentos essenciais ao funcionamento das empresas. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na avaliação da relevância dos sistemas de controlo interno, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.