Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular A Unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível das plataformas digitais e do comércio eletrónico, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no mundo atual.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Descrever e identificar o papel das plataformas digitais no meio empresarial; 2. Conceber planos de Web Marketing e Comércio Eletrónico e compreender o seu impacto no âmbito empresarial; 3. Utilizar algumas aplicações inerentes ao processo de implementação de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico.
Competências a desenvolver
1. Proceder à elaboração de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e reconhecer a importância da sua utilização; 2. Conseguir implementar um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e monitorizar a sua implementação recorrendo a algumas aplicações específicas para o efeito.
Programa
1. Informação digital 1.1. Importância da informação digital 1.2. Pesquisa e Navegação na Internet 1.3. A evolução da Web (da 1.0 à atual) 1.4. Ferramentas da Web: Técnicas de organização da informação 1.5. Cooperação e Colaboração na Web 1.6. Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma digital 1.7. Comunidades virtuais (blogues, fórum de discussão, plataformas, ...); 1.8. Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online. 1.9. Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão). 1.10. Sistemas de transferência e gestão de informação 2. E-Commerce: da estratégia à implementação; 2.1. O comércio eletrónico 2.1.1. Fundamentos de comércio eletrónico 2.1.2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico 2.2. Infraestruturas de comércio eletrónico 2.2.1. A internet, a web e as plataformas móveis 2.3. Modelos de negócio no comércio eletrónico 2.3.1. Componentes de um modelo de negócio eletrónico 2.3.2. Modelos B2C e B2B 2.3.3. Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo 2.4. Desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrónico 2.4.1. Análise, Planeamento, Projeto, Implementação, Teste e Manutenção 2.4.2. Análise e otimização da performance de um site 2.5. Marketing e publicidade online 2.5.1. Consumidor online: Audiências e comportamentos 2.5.2. Marketing digital: Estratégias e ferramentas 2.5.3. Tecnologias de marketing digital 2.5.4. Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital 2.6. Marketing social, móvel e local 2.6.1. Marketing Social 2.6.2. Marketing Móvel 2.6.3. Marketing Local 2.7. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico: desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. A utilização das plataformas digitais aliada ao comércio eletrónico permite alcançar esses novos objectivos. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos de informação digital (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1. Os objetivos 2 e 3 serão alcançados com a aplicação prática de sistemas em e-commerce, nomeadamente no tópico 2 com o desenvolvimento de uma estratégia e posterior implementação.
Bibliografia Principal
Ribeiro, R.; Veiga, P.;Transformação Digital - Os Desafios, o Pensar e o Fazer, Actual Editora, 2022. ISBN: 9789896946876
Coelho, P.;5G e Internet das Coisas, FCA Editora de Informática, 2022. ISBN: 9789727229260
Tuten, L. Tracy;Principles of Marketing for a Digital Age, Sage Publications, 2020. ISBN: 978-1526423337
Laudon, K. and Traver C.;E-Commerce 2021-2022: Business, Technology and Society, Global Edition. , Pearson, 2021. ISBN: 978-1-292-34321-1
Caetano, L. F.;Comércio Eletrónico, Edições Esgotadas, 2022. ISBN: 9789899092532
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Outras
Trabalho laboratorial ou de campo
6
Avaliação Individual
Teste/Exame
3
Estudo autónomo individual
Teste/Exame
68
Total:
107
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua - Prova Escrita I: 30%. - Prova Escrita II: 30%. - Trabalho de Grupo: 40%
Nos termos do Regulamento Geral: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores; c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal; d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso; e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Realização de uma prova escrita: 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.