ISAG

Modelo Pedagógico

A nossa abordagem educativa, os nossos valores e os nossos objetivos, bem como a  nossa metodologia inovadora e os nossos programas curriculares promovem o pensamento crítico e a criatividade. Esta jornada transformadora prepara os nossos estudantes para os desafios do mundo moderno.  

Ver Tudo Sobre Modelo Pedagógico

TUDO SOBRE MODELO PEDAGÓGICO

Tendo em vista a implementação do projeto SMART ISAG e fazer face aos desafios do Ensino 5.0 (focado na personalização, colaboração, inovação, empoderamento e globalização do ensino), a política pedagógica do ISAG visa capacitar a comunidade académica para um futuro digital, sustentável e inclusivo, através de uma experiência educacional única e enriquecedora.
Neste contexto, o processo de ensino/aprendizagem deverá assentar na utilização do modelo pedagógico InSchoolBusiness, caraterizado, essencialmente, por considerar “o negócio dentro da escola e a escola dentro do negócio”. Para o efeito, envolve três pilares:  Fundamentals (pensamento antes da ação, traduzindo a dimensão estratégica e a base da formação); Booster (pensamento em ação, traduzindo a dimensão tática e fornecendo os métodos e as ferramentas que permitem desenvolver ações eficientes, e Pitcher (ação e concretização, que traduz a dimensão operacional e a mobilização das competências aplicadas à resolução de problemas reais).

 

Para colocar em prática uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada no modelo InSchoolBusiness e tendo consciência que vivemos num mundo marcado pela Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, o ISAG identifica seis dimensões consideradas essenciais para que os estudantes se preparem para responder aos desafios do presente e do futuro, com paixão e envolvimento na aprendizagem e vontade de marcar a diferença no mercado de trabalho. Assim, identificam-se as seguintes dimensões-chave: Desenvolvimento de Competências (ensino focado na transdisciplinaridade, no desenvolvimento das competências-chave do século XXI e na sua valorização), Tecnologia (promover a inovação e utilização de novas tecnologias, de recursos educativos baseados nas TIC, com forte aposta nos ambientes imersivos e na exploração da inteligência artificial), Co-Conhecimento (desenvolver conteúdos programáticos atualizados, inovadores, flexíveis e adaptados às necessidades do estudante e do mercado, com uma forte influência e partilha de conhecimento pelos stakeholders), Investigação, Inovação e Desenvolvimento (estimular a realização de investigação aplicada, os projetos I&D em parceria, a partilha do conhecimento científico, a inovação, os estudos de mercado e sua disseminação), Diversidade, Inclusão e Bem Estar (promover a mobilidade IN e OUT de estudantes, docentes e staff, alargar as medidas de inclusão digital, social e funcional das pessoas, promover a interação académica, dar continuidade à promoção da marca ISAG a nível nacional e internacional, aos programas de acolhimento e promoção do bem estar da comunidade académica), e Pedagogias Multimodais (adotar múltiplas pedagogias, tais como, pedagogias relacionais, da prática, da explicação, da experimentação, do cuidado e bem estar, criando novas abordagens de reconhecimento de competências, aplicando a gamificação como elemento mobilizador e motivador das aprendizagens).